Brasil é eleito para Conselho de Direitos Humanos da ONU
O Brasil foi eleito nesta terça-feira (10) para o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil teve 144 votos da Assembleia Geral da ONU, conquistando uma das três vagas em disputa para a América Latina. Cuba e República Dominicana também foram eleitas, enquanto o Peru ficou fora.
“A expressiva votação recebida reflete o reconhecimento da comunidade internacional ao compromisso do Brasil na promoção e proteção dos direitos humanos em âmbito nacional e internacional, assim como sua atuação em defesa da paz, do desenvolvimento sustentável e da democracia”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em nota.
Segundo o Itamaraty, o Brasil pretende trabalhar pela maior eficiência do conselho na prevenção e enfrentamento “das causas estruturais de graves violações dos direitos humanos”. O foco principal será “no diálogo construtivo e na cooperação internacional”. Será o sexto mandato do Brasil no CDH.
O Conselho de Direitos Humanos da ONU foi criado em 2006 e tem sede em Genebra. O próximo mandato de três anos começa em 1º de janeiro.