Calendário Eleitoral 2024: confira as datas importantes para ficar bem informado

Você sabia que as Forças Armadas não podem se aproximar das seções eleitorais a partir de 4 de outubro? Confira o Calendário Eleitoral

por Erick Mota
com informações do TSE
Publicado em 19 jul 2024, às 17h52. Atualizado às 18h29.

As Eleições de 2024 acontecem no dia 6 de outubro. Neste pleito, os eleitores escolherão os prefeitos e seus vices e vereadores que ficarão à frente das decisões dos municípios pelos próximos quatro anos. Mas a corrida eleitoral já começou, além das pré-campanhas que estão nas ruas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu o calendário eleitoral com os prazos para os acontecimentos mais relevantes deste período, além das regras que os futuros candidatos e os eleitores precisarão cumprir.

Leia também: Escolas de educação infantil não atendem demanda das famílias curitibanas

Nesta matéria, você encontrará as principais datas do Calendário Eleitoral 2024, confira abaixo:

20 de Julho

Início das Convenções Partidárias

Com início nesta data, até o dia 5 de agosto, os partidos políticos e as federações poderão realizar convenções partidárias para decidir sobre coligações e escolher candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Este, inclusive, é o último dia para o Tribunal Superior Eleitoral publicar portaria com os limites de gastos de campanha dos canditados.

22 de Julho

Presos provisório podem votar nas eleições 2024
(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Mudança de local de votação

A partir desta data, até 22 de agosto, poderão ser habilitados para votar em outra seção ou local, dentro do mesmo município:

a) presos provisórios e adolescentes em unidades de internação;
b) militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço no dia da eleição;
c) pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida;
d) indígenas, quilombolas, integrantes de comunidades tradicionais e residentes de assentamentos rurais;
e) juízes eleitorais ou auxiliares, servidores da Justiça Eleitoral e promotores eleitorais em serviço no dia das eleições.

Também poderão solicitar, até 30 de agosto, o direito ao voto no mesmo município eleitor que seja:

a) mesário, na seção em que atuará;
b) convocado para prestar apoio logístico, no local onde atuará;
c) nomeado para atuar nos testes de integridade das urnas eletrônicas, em local próximo ao evento;
d) agente penitenciário, policial penal, servidor de estabelecimentos penal ou de unidade de internação de adolescentes custodiados, se estiver em serviço, na seção eleitoral do local, se for instalada.

5 de Agosto

Último dia para convenções

Último dia para que os partidos políticos e as federações realizem convençõespartidárias.

6 de Agosto

Restrições para rádio e TV

Emissoras de rádio e televisão ficam, a partir desta data, proibidos de exibir em sua programação normal e em seu noticiário propaganda política; dar tratamento privilegiado a candidato ou partido político, federação e coligação.

Também é vetado aos veículos exibir filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica voltada especificamente a alguma candidatura, partido político, federação ou coligação.

Também passa a não ser permitido, até o fim das eleições, manter no ar ou divulgar o nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção.

13 de Agosto

Propaganda eleitoral: Eleições 2024
(Ilustração: Thiago Fagundes/Agência Câmara)

Definição do tempo de rádio e TV

O TSE tem até esta data para publicar a tabela com a representação dos partidos políticos no Congresso Nacional, consideradas as novas totalizações do resultado das últimas eleições gerais, para divisão do tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e para a realização de debates.

15 de Agosto

Data-limite para o registro das candidaturas

Este é o último dia para os partidos políticos, as federações e as coligações requererem o registro dos candidatos nas Eleições 2024.

A partir deste dia, os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriados.

16 de Agosto

Propaganda eleitoral

As propagandas eleitorais podem ser veiculadas, inclusive na internet, a partir desta data. Também passa a ser autorizado, até o dia 5 de outubro, o uso de alto-falantes ou amplificadores de som pelas candidaturas, desde que aconteça entre às 8h e 22h.

Também passa a ficar autorizado, até o dia 3 de outubro, a realização de comício, dentro do mesmo período. A exceção acontece em caso de comício de encerramento de campanha, que pode ser prorrogado por mais duas horas.

Já o impulsionamento de propaganta eleitoral via internet, pode ter início nesta data, mas deve ser encerrado até o dia 4 de outubro.

26 de Agosto

Balanço Geral irá exibir sabatinas com candidatos à prefeitura
(Foto: Divulgação)

Sabatinas Grupo Ric

Início das sabatinas regionais da RICtv com os candidatos à prefeitura de Curitiba no programa Balanço Geral, com duração de 20 minutos.

Início das sabatinas regionais da RICtv com os candidatos às prefeituras de Londrina, Maringá e Cascavel no programa Balanço Geral, com duração de 15 minutos.

Início das sabatinas regionais da RICtv com os candidatos à prefeitura de Toledo no programa RIC Notícias Oeste, com duração de 10 minutos.

*As sabatinas regionais acontecerão com exibição apenas em suas respectivas regiões e, possivelmente, na internet.

3 de Setembro

Local de Votação
(Ilustração: TRE-MT)

Divulgação da Zona Eleitoral

O TSE passará a divulgar, via e-Título ou internet, o serviço de consulta à seção de votação, atualizada com as informações a respeito da transferência temporária do eleitor.

6 de Setembro

Vagas remanescentes

Esta é a data limite para que os partidos ou federações informem o preenchimento das vagas remanescentes, caso ainda não tenham indicado o número máximo de candidaturas para o cargo de vereador, observando os percentuais mínimo e máximo para candidaturas de cada gênero.

9 de Setembro

(Foto: Divulgação / Jovem Pan)

Sabatinas Grupo Ric

Início das sabatinas regionais da Jovem Pan com os candidatos à prefeitura de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá no programa Jornal da Manhã, com duração de 30 minutos.

*As sabatinas regionais acontecerão com exibição apenas em suas respectivas regiões e, possivelmente, na internet.

16 de Setembro

Julgamento das candidaturas

A justiça eleitoral tem até esta data para julgar em todas as instâncias ordinárias os pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, incluindo os impugnados e os respectivos recursos.

Este também é o último dia para que os partidos enviem o pedido de substituição de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais. A exceção acontece caso a substituição acontecer devido a falecimento, nesta hipótese poderá ser efetivado após esta data, observado, em qualquer situação, o prazo de até 10 dias contados do fato, inclusive anulação de convenção, ou da decisão judicial que deu origem à substituição.

21 de Setembro

Sem prisão de candidatos

A partir desta data nenhum candidato pode ser detido ou preso, exceto se em flagrante delitio. A regra fica vigente até o dia 8 de outubro.

1 de Outubro

Sem prisão de eleitores

Nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em caso de flagrante delito, ou em caso de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

3 de Outubro

Fim da propaganda eleitoral

Este é o último dia para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno. Esta data também marca o fim dos comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, além de ser a data limite para a realização de debate no rádio e na televisão.

4 de Outubro

Forças Armadas e eleições
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Impulsionamento e Forças Armadas

Este é o último dia para que as campanhas uitlizem de divulgação paga na internet e imprensa escrita.

As Forças Armadas ficam proibidas a partir desta data de se aproximar do lugar da votação ou nele adentrar sem ordem judicial ou do presidente da Mesa Receptora. A exceção acontece nos estabelecimentos penais e nas unidade de internação de adolescentes, respeitado o sigilo do voto, devendo respeitar a distância de 100 da seção eleitoral.

5 de Outubro

Proibição para CACs

Os colecionadores, atiradores e caçadores ficam proibidos, a partir desta data, de transportar armas e munições.

6 de Outubro

Votoração na urna eletrônica
(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Primeiro turno das Eleições 2024

O primeiro turno das Eleições 2024 acontecerá no dia 6 de outubro, quando os eleitores escolherão seus candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. As seções eleitorais abrem às 7h (horário de Brasília) e fecham às 17h.

Este dia também é marcado como data-limite para que candidatos e partidos arrecadarem recursos e contraírem obrigações, ressalvada a hipótese de arrecadação com o fim exclusivo de quitação de despesas já contraídas e não pagas até este dia.

7 de Outubro

Retorno das campanhas

Os partidos, federações e candidatos participantes do segundo turno podem, depois de 24h do fim do primeiro turno, até 26 de outubro, retomar as divulgações das campanhas eleitorais, o que inclui o uso de sistema de som e impulsionamento na internet.

A partir desta data fica suspenso o fornecimento da certidão de quitação eleitoral pela internet, pelo Sistema Elo e pelo e-Título.

8 de Outubro

Prisões e detenções

Fica autorizado novamente em todo território nacional a prisão ou tetenção de eleitores em caso de cometimento de delitos.

9 de Outubro

Justificativa mesários

Este é o último dia para que mesário que abandonou os trabalhos durante a votação apresente justificativa ao juízo eleitoral.

11 de Outubro

Propaganda Eleitoral Gratuita
(Caroline Pacheco/Famecos/PUCRS)

Retorno da propaganda eleitoral

Até o dia 25 de outubro, volta a ser veiculada propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao segundo turno.

12 de Outubro

Proibição de prisão de candidatos

A partir desta data nenhum candidato com participação no segundo turno das eleições poderá ser preso ou detido, a exceção se dá em caso de flagrante delito. A regra vale até o dia 29 de outubro.

22 de Outubro

Proibição prisão eleitores

Nenhum eleitor poderá ser preso ou detido até o dia 29 de outubro. A exceção se dá em caso de flagrante delito, de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou ainda por desrespeito a salvo-conduto.

24 de Outubro

Fim dos comícios

Este é o último dia para que sejam realizados comícios ou que sejam utilizados aparelhagem de sonorização fixa pelas campanhas ou partidos.

25 de Outubro

Fim da campanha

Esta data é marcada pelo fim da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao segundo turno. Também é o último dia para a divulgação paga de informações relativas ao segundo turno.

Este também é o último dia para a realização de debate no rádio e na televisão.

A partir deste dia, as Forças Armadas não poderão se aproximar do lugar da votação ou nele adentrar sem ordem judicial ou do presidente da Mesa Receptora, exceto nos estabelecimentos penais e nas unidades de internação de adolescentes, respeitado o sigilo do voto, devendo respeitar a distância de a 100 metros da seção eleitoral.

26 de Outubro

Proibições para CACs

Os colecionadorae, atiradores e caçadores ficam proibidos de transportar armas e munições a partir desta data.

27 de Outubro

Votação eleições 2024
(Foto: Divulgação / TSE)

Segundo turno das Eleições 2024

A realização do segundo turno das Eleições 2024 acontecerá no dia 27 de outubro para os cargos de prefeito e vice-prefeito a partir das 7 horas (horário de Brasília) e com fim às 17h.

Este também é o último dia para que candidatos e partidos políticos que disputarem o segundo turno arrecadarem recursos e contraírem obrigações, ressalvada a hipótese de arrecadação com o fim exclusivo de quitação de despesas já contraídas e não pagas até esta data.

Acompanhe esta e outras notícias sobre as Eleições 2024 aqui.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui