Câmara abre pedido de comissão para investigar vereador suspeito de agredir mulheres
Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (1º), a Câmara Municipal de Arapongas, no norte do Paraná, decidiu abrir um pedido para instaurar uma comissão processante para investigar a conduta do vereador Paulo César de Araújo, que foi preso na segunda-feira (31), suspeito de agredir ao menos três mulheres.
A comissão será votada a partir da próxima segunda (7).
“Nenhum vereador dessa Casa concorda com esse tipo de atitude. […] Todas as medidas cabíveis serão tomadas. Todas, sem exceção. Nós não estamos aqui para passar a mão na cabeça de ninguém. Nós não estamos aqui para condenar ninguém que não tenha culpa. Nós temos que fazer a coisa com coerência.”
destaca o presidente da Câmara, Rubens Franzin Manoel.
Todas as testemunhas e a defesa do vereador serão ouvidos. Dependendo da análise dos parlamentares, Paulo César pode perder o mandato. Enquanto isso, ele permanece preso na cadeia pública da cidade.
A equipe do RIC Mais tentou contato com o advogado de defesa mas, por conta de um contrato de confidencialidade, ele informou que não poderá se manifestar, por enquanto.
Relembre o caso
Paulo César foi preso na segunda-feira (31). Em seu nome, havia um mandado de prisão por violência doméstica. A suspeita é que ele tenha agredido aos menos três mulheres. Uma delas, uma idosa, precisou passar por cirurgia após ter o braço quebrado.
Na terça (1º), a equipe da RICtv Londrina conseguiu conversar com outra moça que também disse que foi vítima do parlamentar. Segundo a mulher, o vereador chegou a trincar seu nariz durante um churrasco com amigos no ano passado (2021).
“Ele começou a agredir nós verbalmente e, sem que eu esperasse, ele me deu um soco. Até agora eu não entendi o porquê […] meu nariz chegou a ter uma lesão, trincar e eu estou com sequelas até hoje.”
conta a vítima, que preferiu não se identificar.
Quinto vereador mais votado
Paulo César de Araújo foi o quinto eleito com maior número de votos, com 978 eleitores, e tem patrimônio declarado de R$ 272.553,56, conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Arapongas, com 124.810 habitantes, conta com 15 vereadores.