Câmara de Fazenda Rio Grande vota a cassação do prefeito Nassib Hammad nesta sexta (03)

por Eduardo Teixeira
Com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 2 set 2021, às 19h49.

Os vereadores de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, vão votar em sessão extraordinária, nesta sexta-feira (03), o relatório que pode cassar o mandato do prefeito da cidade, Nassib Kassem Hammad (PSL).

O gestor é acusado de abuso de autoridade, concussão, condescendência criminosa, precarização, crime de responsabilidade e crimes contra a saúde pública.

Para o afastamento ocorrer, é necessário que nove, dos 15 vereadores, votem a favor da posição elaborada pela Comissão Especial de Inquérito (CEI), que pede a cassação. De acordo com a assessoria da câmara, a sessão deve durar cerca de quatro horas, e será transmitida pelo Youtube e Facebook da casa legislativa.

No dia 09 de julho, a câmara de vereadores aceitou a denuncia contra o prefeito, suspeito de infração político-administrativa grave ao nomear ilegalmente um assessor, o que lhe rendeu processo por concussão, nepotismo e crime de responsabilidade.

Além disso, Nassib também é suspeito de utilizar o cargo público para vacinar contra a Covid-19 aliados políticos que exercem funções públicas burocráticas e administrativas de forma antecipada e ilegal, descumprindo o calendário vacinal.  

Entre os episódios citados, estão a nomeação de 16 cargos públicos para a Secretaria Municipal de Assistência Social, de pessoas que teriam trabalhado nas campanhas do prefeito e da vereadora e primeira-dama, com o intuito de possibilitar a vacinação dos indicados e a vacinação de uma servidora comissionada após exoneração.