CCJ analisa possibilidade de entrada de animais domésticos em ônibus de Curitiba

por Jonathas Bertaze
com informações da Câmara Municipal de Curitiba e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 23 ago 2022, às 06h10. Atualizado em: 22 ago 2022 às 22h59.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), analisa, nesta terça-feira (23), projeto de lei que visa autorizar o transporte de animais domésticos nos ônibus da capital paranaense.

O projeto de lei rescreve o artigo 32 da lei municipal 12.597/2008, com o intuito de autorizar cães-guia, como auxílio às pessoas cegas cegas ou com baixa visão, e também, a licença para locomoções de animais domésticos de pequeno porte nos ônibus.

O trecho concorda com o transporte de animais de até 15 quilos, desde que estejam acomodados em caixas apropriadas. Aqueles com até cinco quilos, poderão ser levados em sacolas, mochilas e bolsas, que devem ser forradas com material absorvente.

Barrado no ônibus

A votação vem depois que um jovem autista de Curitiba foi impedido de entrar num ônibus de Curitiba com o seu cão de serviço, o Bolt. Kaike Brito, 29 anos, precisa do auxílio do cão quando enfrenta crises, geradas principalmente quando ele está em locais tumultuados. Mas o fiscal da Urbs, mesmo telefonando aos superiores e explicando a situação, teve que impedir a entrada do jovem no ônibus.

Depois do assunto ganhar as redes sociais e virar polêmica, Kaike recebeu uma credencial da prefeitura para poder entrar nos ônibus com Bolt.