Quatro cidades do Paraná ainda não têm candidatos a prefeito registrados

Nova Esperança do Sudoeste, Ourizona, Primeiro de Maio, Quedas do Iguaçu e Santa Mônica correm o risco de não terem candidatos

Publicado em 14 ago 2024, às 21h59. Atualizado em: 15 ago 2024 às 17h26.

O prazo para o registro de candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se encerra às 19h desta quinta-feira (15) e quatro cidades do Paraná ainda não têm nenhum nome inscrito para a disputa da prefeitura nessas localidades.

Cinco cidades do Paraná ainda não têm candidatos a prefeito registrados
Quedas do Iguaçu tem 30 mil habitantes e pode ficar sem candidato a prefeito (Foto: Reprodução Facebook/Quedas do Iguaçu)

Os municípios de Nova Esperança do Sudoeste, Primeiro de Maio, Quedas do Iguaçu e Santa Mônica correm o risco de não terem candidatos a prefeito nas Eleições 2024. Conheça um pouco mais dessas cidades:

Nova Esperança do Sudoeste

Nova Esperança do Sudoeste é um município vizinho as cidades de Francisco Beltrão Enéas Marques, Salto do Lontra, Ampére e Santa Izabel do Oeste. Com uma população de pouco mais de 5,5 mil habitantes – segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), completou em 2024, 32 anos de emancipação.

O empresário Jaime da Silva Stang (PSD) é o atual prefeito de Nova Esperança do Sudoeste. Stang se candidatou pela primeira vez a um cargo político em 2020 quando se elegeu chefe do executivo da cidade, mas ainda não fez o registro para buscar a reeleição ao cargo.

Primeiro de Maio

Primeiro de Maio faz parte da Região Metropolitana de Londrina e de acordo com o último Censo do IBGE conta com uma população de 10.082 pessoas.

A advogada Bruna Casanova (MDB) está no segundo mandato consecutivo à frente da Prefeitura de Primeiro de Maio e por isso não pode concorrer à reeleição.

Bruna faz parte da família mais tradicional da política no município. O pai, Mario, foi prefeito entre os anos de 2001 e 2007, enquanto o avô Fortunato, comandou o executivo de Primeiro de Maio em dois mandatos entre as décadas de 1960 e 1970.

Quedas do Iguaçu

Quedas do Iguaçu é um município localizado no Oeste paranaense e faz divisa com as cidades de Catanduvas, Guaraniaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, São João, Sulina, São Jorge d’Oeste, Cruzeiro do Iguaçu, Três Barras do Paraná. O último Censo do IBGE apontou que o município tem uma população de 30.738 pessoas.

O atual prefeito da cidade é Elcio Jaime (PSC), que teve a candidatura indeferida pelo TSE em 2016 e por isso não teve votos válidos naquele pleito. Para 2024, Elcio ainda não registrou a candidatura para buscar uma possível reeleição.

Santa Mônica

Santa Mônica é um município localizado no Noroeste paranaense e faz divisa com as cidades de Loanda, Planaltina do Paraná, Santa Isabel do Ivaí e Tapira. Segundo o Censo do IBGE conta com uma população de 3.356 pessoas.

O empresário Luan Frazatto (UNIÃO) foi eleito prefeito de Santa Mônica em 2020, em sua primeira disputa eleitoral. Até o momento, Frazatto ainda não registrou candidatura para tentar um segundo mandato no município.

Leia também:

E se não houver candidatos?

Segundo o artigo 81 da Constituição Federal, caso não haja nenhum candidato registrado para uma disputa majoritária, ou seja, cargos do executivo como prefeito, governador ou presidente, é papel do órgão legislativo correspondente comunicar a Justiça Eleitoral ao final do mandato vigente.

A Justiça Eleitoral então deverá convocar novas eleições a serem realizadas no mesmo ano em que o antigo prefeito deixar o cargo. Até a finalização desse pleito, o presidente da Câmara dos Vereadores desse município irá assumir a função de chefe do executivo.

*Atualização: Na tarde desta quinta-feira (15), os quatro municípios citados nessa matéria constam com candidatos a prefeito registrados junto ao TSE.

Em Nova Esperança do Sudoeste, Jaime Stang (PSD) e Jair Stange (PP) irão disputar o cargo de prefeito.

Já em Primeiro de Maio, a disputa será entre Bruno Santa Rosa (União) e Maria Ritha Casanova (PL).

Em Quedas do Iguaçu, três candidatos irão se enfrentar: Bruno Mota (PODE), Elcio Jaime (PSD) e Rafael Moura (MDB).

Por fim, em Santa Mônica, Luan Frazatto (UNIÃO) e Mileski (PT) disputarão o pleito.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.