Como consultar minha situação eleitoral? Veja o passo a passo

A regularidade da inscrição eleitoral, também conhecida como aptidão para o voto, não deve ser confundida com o de quitação eleitoral

por Jessica de Holanda
com supervisão de Erick Mota
Publicado em 1 jul 2024, às 13h35.

A situação eleitoral deve estar regular para o cidadão exercer seu direito de votar. E para isso, é possível consultar a situação eleitoral.

A situação eleitoral regular é necessária para poder votar
Dependendo da situação, o cidadão não poderá votar (Foto: Arquivo/ Agência Brasil)

Para saber se há débitos por ausências injustificadas às urnas ou aos trabalhos eleitorais, confira o passo a passo:

1) Acesse aqui
2) Vá no final da página até encontrar “Consulta de débitos eleitorais”
3) Insira os dados necessários
4) Aperte em ‘Consultar’
5) O resultado sairá em seguida

Obs: caso o cidadão não tenha nenhuma pendência, aparecerá a seguinte mensagem: “Não encontramos débitos de multas relacionados à sua inscrição eleitoral, que está em situação regular.”

Leia mais:

De acordo com o Tribunal Superior Eleitorar, a situação regular significa que a inscrição eleitoral (título) está disponível para o exercício do voto e habilitada para a transferência, revisão e a segunda via. Porém, não significa que o eleitor não possua débitos com a Justiça Eleitoral. O conceito de regularidade da inscrição eleitoral (aptidão para o voto) não se confunde com o de quitação eleitoral (eleitor sem débitos).

Na situação cancelada, a inscrição eleitoral (título) fica indisponível para votar e somente é habilitada para a transferência ou a revisão nos casos previstos na Resolução- TSE nº 23.659, de 2021.

Já a situação suspensa também impede o exercício do voto e diz respeito às causas dispostas no art. 15 da Constituição Federal, além do período de cumprimento do serviço militar obrigatório.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!