Confira os perfis dos vice-prefeitos no segundo turno do Paraná
Após Eduardo Pimentel e Elizabeth Schmidt tentaram a Prefeitura de Curitiba e Ponta Grossa, respectivamente, vale observar os futuros postulantes a vice nesses municípios
Três cidades registram segundo turno no Paraná: Curitiba, Londrina e Ponta Grossa. Nessas disputas, dois antigos vice-prefeitos tentam ocupar o cargo máximo do executivo nesses municípios.
Eduardo Pimentel (PSD) em Curitiba e Elizabeth Schmidt (UNIÃO) que tenta a reeleição em Ponta Grossa.
Por isso, é importante conhecer quem serão os futuros vice-prefeitos nessas cidades. O Portal RIC apresenta abaixo o perfil desses candidatos:
Curitiba
Em Curitiba, Jairo Ferreira Filho (PMB) e Paulo Martins (PL) tentam ser o próximo vice-prefeito da capital paranaense e suceder Pimentel, que ocupou o cargo nos dois últimos mandatos.
Jairo Ferreira Filho é advogado e consultor empresarial, tendo atuado anteriormente como policial penal. O vice de Cristina Graeml (PMB) ainda é diretor da Fundação Napoleon Hill, instituição voltada para cursos de mentoria e desenvolvimento de líderes.
O vice de Graeml tem enfrentado questionamentos durante a campanha eleitoral por ter sido condenado em primeira e segunda instância em um processo civil. Nele, Jairo Ferreira foi acusado por uma mulher em um processo de quebra contratual envolvendo a locação de um carro
Procurado pela reportagem, Jairo Ferreira Filho não respondeu aos questionamentos desse tema antes do fechamento dessa matéria.
Já Martins é jornalista e redator, e já atuou como deputado federal pelo PSC. Além disso, nas eleições de 2022, Martins disputou uma das cadeiras do Paraná no Senado Federal e ficou em segundo lugar.
Conforme o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualmente Paulo Martins tem R$ 302 mil em bens, distribuídos em um veículo e quotas ou quinhões de capital.
Leia também:
- Possível visita de Bolsonaro a Curitiba gera expectativa em Graeml e Pimentel
- Graeml x Pimentel: Lula, Boulos e troca de acusações esquentam debate
- Creches e disciplinas: candidatos apresentam propostas para a educação de Curitiba
Londrina
Em Londrina, Eduardo Tominaga (PP) e Júnior Santos Rosa (PL) tentam ser o próximo vice-prefeito da maior cidade do Norte do Paraná.
Tominaga é vereador há duas legislaturas em Londrina e em 2022 tentou ser eleito deputado federal no Paraná, mas ficou com uma das vagas de suplente pelo PSD.
Deixou o partido após essa eleição e se juntou ao PP para ser vice da Professora Maria Tereza na chapa de situação ao prefeito Marcelo Belinati (PP).
Já Santos Rosa foi nomeado pelo PL para integrar a chapa com o deputado estadual Tiago Amaral (PSD).
O candidato a vice iniciou a vida política em 2008, quando não conseguiu ser eleito vereador em Londrina. Quatro anos depois conseguiu se eleger ao cargo, sendo reeleito em 2016.
Em 2020, Santos Rosa foi candidato à Prefeitura de Londrina e ficou na terceira colocação, à frente de Amaral – que terminou em quarto.
Ponta Grossa
Pastor Moises Faria (MDB) e Sandra Queiroz (PSDB) são os candidatos a vice em Ponta Grossa, principal município dos Campos Gerais do Paraná.
Faria foi o indicado pelo MDB para compor a chapa de Elizabeth Schmidt. O MDB foi o único partido que aceitou fazer parte da coligação com a atual prefeita de Ponta Grossa
Faria é pastor da Igreja Quadrangular de Olarias desde 2024 e iniciou a carreira política em 2008, quando tentou se eleger vereador em Ponta Grossa pelo PTN. Quatro anos depois, dessa vez pelo PDT, tentou novamente o cargo, mas mais uma vez não foi eleito.
Já Sandra é uma das principais lideranças femininas do agronegócio paranaense e chegou a ser secretária de Agricultura de Ponta Grossa, durante o mandato de Jocelito Canto – pai de sua colega de chapa, Mabel Canto.
Sandra se filiou ao PSDB no início de 2024 e durante a campanha eleitoral sofreu um acidente: se engasgou com comida e foi internada na UTI de um hospital em Ponta Grossa, mas se recuperou e já retomou a campanha.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!