Conheça os novos ministros do Governo Lula
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (9), cinco nomes dos ministros que farão parte do seu governo em 2023. Outros nomes serão divulgados nos próximos dias.
- Leia mais:
Flávio Dino (PSB) irá para o Ministério de Justiça e Segurança Pública; Rui Costa (PT), para a Casa Civil; Mauro Vieira será ministro das Relações Exteriores; José Múcio Monteiro para a Defesa; e Fernando Haddad para a Fazenda.
Ministério de Justiça e Segurança Pública
Durante o pronunciamento do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (9), o nome de Flávio Dino, ex-governador do Maranhão, foi confirmado como ministro de Justiça e Segurança Pública. Saiba mais.
Dino foi eleito pelo PSB senador nas Eleições deste ano e assumiu a coordenação do grupo de trabalho da Justiça e Segurança Pública na equipe de transição para o próximo governo. Maranhense, Flávio Dino, 54 anos, é advogado, ex-juiz e professor de direito.
Ministério da Casa Civil
O governador da Bahia, Rui Costa, também foi anunciada para fazer parte do Governo de 2023, ele será o novo ministro da Casa Civil. A informação foi divulgada durante um pronunciamento de Lula. Confira.
Rui Costa (PT) é o atual governador da Bahia, foi eleito em 2014 e reeleito em 2018. O político nasceu em Salvador, é economista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem perfil técnico.
Ministério das Relações Exteriores
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (9) que Mauro Vieira será o seu futuro ministro das Relações Exteriores. Conheça o diplomata.
Vieira já ocupou o cargo durante tudo o segundo mandato de Dilma Rousseff e agora voltará para o Itamaraty.
Ministério da Defesa
O novo Ministro da Defesa foi anunciado nesta sexta-feira (9) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele confirmou o nome de José Múcio Monteiro, ex-ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). Saiba mais sobre ele.
Pernambucano, Monteiro tem carreira política como deputado federal, secretário estadual, ministro de governo e ministro do TCU entre 2019 e dezembro de 2020. Hoje, o engenheiro civil é aposentado.
Ministério da Fazenda
Fernando Haddad também foi anunciado nesta sexta-feira (9) como novo ministro da Fazenda pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Veja.
Fernando Haddad foi prefeito da cidade de São Paulo (SP) de 2013 a 2016, foi ministro da Educação entre 2005 e 2012 durante as gestões de Lula e Dilma Rousseff. Ele já era cotado como ministro do Governo Lula desde a campanha do presidente eleito, mas teve o nome confirmado somente nesta sexta-feira.