Conselho de Ética da Alep deve receber representação contra Traiano até terça (20)
O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) deve receber entre esta segunda (19) e terça-feira (20) a representação do deputado Renato Freitas (PT) contra o presidente da casa, Ademar Traiano (PDT). Com isso, garante o Delegado Jacovós (PL), presidente do Conselho, o relator será imediatamente nomeado para a representação contra Traiano.
Em entrevista à rádio Jovem Pan News Curitiba, o vice-presidente da Alep, Alexandre Curi, negou que houvesse qualquer demora em encaminhar o assunto. Ele justificou que o pedido feito por Freitas foi muito no fim do ano, em cima do recesso parlamentar. E por isso não houve tempo hábil de encaminhar o requerimento ao Conselho. Mas que isso já está sendo feito neste primeiro dia de trabalhos pós-recesso.
Nesta terça-feira (20) ocorre a primeira reunião do Conselho de Ética do ano. O delegado Jacovós garantiu que, recebida a representação contra Traiano, será imediatamente colocado em pauta, assim como outras seis novas representações que estão entrando.
Em seguida, o relator terá um prazo de cinco sessões ordinárias para decidir se arquiva ou se toca o processo adiante. Se decidir prosseguir, ele precisa informar em quais artigos legais está baseada a representação. Depois, o Conselho tem 60 dias para tomar uma decisão, seja apenas uma advertência ou um pedido de cassação de Traiano, por exemplo, o que deverá ir para votação em plenário.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui