Corregedoria da Câmara abre sindicância para apurar uso de carro oficial por vereadora de Curitiba

Publicado em 29 jul 2022, às 16h27.

A Corregedoria da Câmara Municipal de Curitiba abriu uma sindicância nesta quarta-feira (27) para investigar a utilização de um carro oficial do órgão fora de Curitiba e Região Metropolitana. O carro, que estava sob responsabilidade da vereadora Carol Dartora (PT), foi visto em Ponta Grossa no dia 17 de julho. O processo para apuração foi instaurado pela corregedora da Câmara, a vereadora Amália Tortato (NOVO).

A sindicância foi aberta considerando fotos e vídeos divulgados nas redes sociais. O documento também indica o recebimento de um memorando – enviado pela Presidência da Câmara – informando o recebimento de mensagens das redes sociais questionando a utilização do veículo oficial.

A vereadora Amália Tortato explicou, em nota enviada pela Câmara Municipal, que a Sindicância deve apurar se existem elementos suficientes para abertura de um processo interno na Câmara. “O objetivo da sindicância é apurar se existe alguma irregularidade na utilização do carro oficial em questão. Faremos um levantamento de informações e documentos ao longo de 30 dias úteis, após a publicação da Portaria”, pontuou.

Segundo o Regimento Interno da Câmara, assim que “encerrada a investigação, o Corregedor da Câmara apresentará relatório de suas conclusões sobre os fatos, devendo recomendar medidas preventivas, medidas de redução de dano, ou medidas compensatórias, quando cabível”.

Assim que o assunto veio à tona, nesta semana, a vereadora Carol Dartora emitiu uma nota afirmando que estava trabalhando. Veja na íntegra:

“O vídeo apenas confirma a dedicação do meu mandato em trabalhar pela população que represento, independente do dia e da hora. No último fim de semana, por exemplo, participei de atividade parlamentar no interior do estado e retornei no domingo em tempo de participar de mais uma agenda parlamentar na capital. Feitos os esclarecimentos, importante dizer ainda que o recesso da Câmara interrompe apenas as sessões. Portanto, não estou de férias e continuo trabalhando todos os dias da semana. E é por isso que o meu mandato é um dos que mais apresenta projetos de lei, sugestões para a Prefeitura e cobranças de atendimento às demandas da população.”

De fato, a vereadora postou em sua conta no Instagram compromissos políticos que teve no fim de semana. O primeiro deles foi na sexta-feira (16), em Rolândia, no norte do Paraná, num encontro onde ela conversou sobre transformação estrutural e sobre as eleições.

Depois, em Ivaiporã, na mesma região, Carol postou que teve bate-papo com amigas/os e companheiras/os do PT. No sábado, ela teve compromissos em Londrina e Maringá, também em encontros com correligionários de partido.