Cresce em 35% o número de eleitores que declararam ter algum tipo de deficiência
O total de eleitores que declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida aumentou 35,27% em quatro anos no Brasil. O número de eleitores passou de 939.915 para 1.271.381 em 2022. A constatação vem do perfil do eleitorado, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre os mais de 1,2 milhão de eleitores com necessidades especiais, 30,47% declararam ter algum tipo de deficiência de locomoção, 13,3% visual e 7,97% auditiva.
Atendimento especial
Para atender às particularidades desse grupo de eleitores, a Justiça Eleitoral implantou mecanismos que asseguram a essas pessoas um lugar de votação mais adequado. No entanto, para acessar a esses recursos é necessário que o eleitor faça uma solicitação junto ao cartório eleitoral com antecedência.
O requerimento pode ser feito em qualquer cartório eleitoral pela própria pessoa interessada, portando um documento oficial com foto. A solicitação também pode ser feita por meio de um curador, apoiador ou procurador.
O prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida realizar a solicitação de transferência para uma seção com maior acessibilidade vai até o dia 18 de agosto.