Cristina propõe aumento na tarifa de ônibus para bairros afastados do Centro; entenda

Tema foi levantado durante o primeiro debate no segundo turno entre a jornalista e Eduardo Pimentel (PSD)

Publicado em 15 out 2024, às 17h55.

A proposta de Cristina Graeml (PMB) para o aumento na tarifa de ônibus para passageiros de bairros afastados do Centro de Curitiba movimentou o segundo turno à Prefeitura da capital paranaense.

Cristina propõe aumento na tarifa de ônibus para bairros afastados do Centro; entenda
Passageiros de bairros mais populosos de Curitiba seriam afetados. (Foto: Daniel Castellano/ SMCS)

O tema foi discutido no primeiro debate do segundo turno em Curitiba, realizado na última segunda-feira (14), pela Band TV.

A proposta consta no plano de governo de Cristina e prevê um tarifa proporcional no transporte público de Curitiba. Ou seja, quem percorre maiores distância com ônibus irá pagar um valor superior a quem se locomove menos.

Por exemplo: dois passageiros precisam chegar à Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba. Um deles sai do Água Verde e o outro sai do Caiuá. O valor cobrado na tarifa será diferente para os dois usuários do transporte público, mesmo que o ônibus tomado seja o mesmo.

“Você que mora no Tatuquara, no Sítio Cercado, na CIC, no Boqueirão, no Cajuru, no Atuba, no Bairro Alto, no Santa Cândida. Através da proposta dela (Cristina Graeml), você vai pagar mais (na) passagem de ônibus para chegar no Centro da cidade do que quem mora do Batel e vai para o centro da cidade, ou quem mora no Cabral e vai para o centro da cidade”, acusou Eduardo Pimentel (PSD) durante o debate.

Cristina respondeu a pontuação de Pimentel de que esse modelo seria mais “eficaz e honesto” para todos os usuários do transporte público em Curitiba.

“O que a gente quer implantar é um sistema justo para que aquele idoso que sai ali do Centro, que vai até o Alto da Glória ou até o Cristo Rei, um bairro mais ou menos próximo do Centro, ele pague a mesma passagem de um morador que vem da Região Metropolitana até o Centro. Não é justo, nós vamos implantar a passagem por quilômetro rodado. Isso é simples e já existe no exterior”, pontua.

A candidata ainda aponta que para os passageiros de bairros mais distantes terá a opção do VLT (Veículo Leve sob Trilhos), modal de transporte que Cristina pretende implementar na capital paranaense caso seja eleita.

No plano de governo da candidata não há especificação de quais locais de Curitiba irão receber o VLT, apenas que ele será “integrado ao sistema de ônibus, ciclovias e terminais”.

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Proposta de Cristina afetaria bairros mais populosos de Curitiba

Dados do Censo 2022, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que os cinco bairros mais populosos de Curitiba estão distantes ao menos 9,4 quilômetros da Prefeitura da capital paranaense, localizada no Centro Cívico da cidade.

São esses bairros a CIC (com 171.033 habitantes), o Sítio Cercado (102.293), o Cajuru (90.002), o Uberaba (73.241) e o Boqueirão (65.300).

Como comparação, bairros mais centrais da capital paranaense apresentam população menor. O Centro conta com 38.222 habitantes, o Água Verde com 49.573, o Cabral com 13.723 e o Batel com 9.913.

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