Cristina Graeml propõe análise de "desvio de função" na educação; veja plano de governo

Para além de pautas da área de educação, a candidata promete militarizar a Guarda Municipal e incentivar o empreendedorismo em Curitiba

Publicado em 17 out 2024, às 10h57.

A candidata à Prefeitura de Curitiba Cristina Graeml (PMB), que disputa o segundo turno das eleições 2024, prevê, dentre outras medidas, a qualificação dos professores da rede municipal de ensino, revisão e aprofundamento do currículo escolar e análise de supostos “desvios de função” por parte do quadro de profissionais da educação de Curitiba.

Cristina Graeml propõe análise de "desvio de função" na educação; veja plano de governo
Cristina Graeml é candidata à Prefeitura de Curitiba no segundo turno (Foto: Reprodução/ facebook.com/Cristina Graeml)

Além disso, a candidata afirma que irá promover um aumento considerável do efetivo da Guarda Municipal (GM). 

Segundo o documento, que possui 65 páginas, sendo 58 de conteúdo, Cristina e seu candidato a vice, Jairo Ferreira Filho (PMB), pretendem promover a liberdade, o livre mercado, o desenvolvimento pessoal, o direito à propriedade privada, dentre outros. 

Acompanhe abaixo os principais pontos do plano de governo da candidatura e, no fim desta matéria, o material completo que foi apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Os planos de Cristina Graeml para a educação de Curitiba

A palavra “educação” aparece 65 vezes no plano de governo de Cristina Graeml, sendo o principal foco do documento. Dentre as propostas está a promoção de educação financeira, empreendedorismo nas escolas e programas de oratória e debate. A proposta também apresenta um plano de qualificação e desenvolvimento profissional dos educadores. 

A candidata fala ainda em analisar supostos “desvios de função” dos profissionais de educação “que estão em exercício de atribuições atípicas do cargo deverão retornar para as atividades típicas, para aumento do contingente de servidores para atendimento das crianças e demais necessidades das unidades escolares”.

Leia também:

Outro ponto que Cristina pretende promover é uma “revisão e aprofundamento dos conteúdos programáticos do currículo escolar”. 

Segundo a candidata, seu governo, caso eleita, irá equipar as salas de aula com “tecnologias modernas que facilitam o aprendizado interativo e conectado, como lousas digitais, tablets e acesso a plataformas educacionais”. Cristina, porém, não informa qual seria o custo desta aquisição e nem de quantos tablets ou lousas digitais pretende adquirir para a cidade. O plano de governo também não estipula um período para essa questão. 

Ainda sobre educação, a proposta de Cristina Graeml prevê a promoção de “adequação estrutural” das escolas de Curitiba. Porém, o documento não mostra o número de escolas que necessitam desta melhoria. 

Em seu plano, Cristina aborda diversas vezes a necessidade de promover o esporte em Curitiba, o que inclui a “implementação das maiores Olimpíadas Escolares do Ensino Fundamental da história de Curitiba”.

Leia também:

Segundo a candidata, caso eleita, irá investir em inclusão e acessibilidade, disponibilizando um curso de libras “para a comunidade estudantil”. 

Ainda no tópico educação, Cristina Graeml promete a “ampliação do horário de funcionamento de alguns dos CMEIs de cada regional que será das 06 (seis) horas da manhã até as 20 (vinte) horas, e aos sábados das 07 (sete) às 13 (treze) horas”.

Propostas de Cristina Graeml para a Saúde

A candidata do PMB promete ampliar a Rede de Atenção Primária de Curitiba, para isso irá construir novas unidades de saúde em áreas não contempladas, sem, no entanto, informar quais seriam essas áreas. A candidata fala ainda em reformar unidades “existentes que necessitem de melhorias”. 

A candidata afirma que irá implementar “sistemas automáticos de consulta de satisfação das pessoas submetidas aos atendimentos dos serviços de saúde, bem como consulta de satisfação dos servidores da saúde, com coleta contínua de sugestões de melhoria e denúncias de problemas”.

Cristina afirma também que vai equalizar “o número de unidades de saúde e de leitos hospitalares por região, atendendo às demandas específicas de cada distrito sanitário”.

Propostas de Cristina Graeml para Segurança

A candidata diz em seu plano de governo que vai aumentar em 30% o efetivo da Guarda Municipal “dentro dos dois primeiros anos de gestão”. O plano, porém, não apresenta o custo e nem de onde sairão os recursos.

Cristina afirma que irá passar o poder militar para a GM, nos moldes do artigo 144 da Constituição Federal, “para que a GM possa ter ampliada suas atribuições no que se refere ao combate à criminalidade, realização de Boletins de Ocorrência e apoio ao policiamento ostensivo”.

Segundo a candidata, caso eleita, Curitiba terá a integração e a ampliação do sistema de videomonitoramento “para cobrir mais áreas da cidade, formando um cinturão de segurança”. Mas a candidata, mais uma vez, não informa o custo da operação. 

Outras propostas de Cristina Graeml para Curitiba

A candidata promete criar uma nova secretaria, batizada de “Super Secretaria de Tecnologia, Inovação e Inteligência”, para tomar nota das propostas das demais secretarias e propor melhorias. Segundo a candidata, em sua gestão também haverá a digitalização de todos os serviços da prefeitura. 

Fortalecer o comércio e turismo local e promover a mobilidade urbana também estão nos planos da candidata. Ela pretende implementar o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), aplicar um estudo de viabilidade para um possível monotrilho em Curitiba, além de cobrança de passagens de ônibus “proporcionais ao uso do transporte público, incentivando o uso racional e garantindo maior justiça tarifária”. 

Segundo Graeml, também será proposta a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores municipais, “com foco na meritocracia, valorizando os profissionais que se destacam em suas atividades e respeitando o princípio da impessoalidade”.

Veja abaixo o plano de governo de Cristina Graeml completo:

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui