Debate: Cristina e Pimentel falam sobre vacinação e saúde em Curitiba

"A senhora está protegida, mas propaga nos últimos quatro anos de que a vacina não funciona, que é para não se vacinar", perguntou Eduardo Pimentel à candidata

Publicado em 25 out 2024, às 22h52. Atualizado em: 26 out 2024 às 02h10.
POST 4 DE 13

Os candidatos à prefeitura de Curitiba, Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD), se encontraram na noite desta sexta-feira (25) no último debate do segundo turno das eleições municipais. A vacinação e a saúde no sistema público municipal foram os primeiros temas a serem abordados pelos candidatos. A votação acontece neste domingo (27).

Debate: Cristina e Pimentel falam sobre vacinação e saúde em Curitiba
Vacinação foi o primeiro tema comentado pelos candidatos durante o debate (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Debate em Curitiba: vacinação

Cristina Graeml (PMB) abriu o primeiro bloco do debate, realizado na emissora RPC. Em seguida, logo após a apresentação, Eduardo Pimentel (PSD) discursou e questionou a candidata sobre propostas à saúde para a cidade e sobre vacinação.

“No dia do primeiro debate, a senhora não quis responder uma pergunta, falou que não responderia sobre a vacinação da Covid na cidade de Curitiba. Aí no primeiro debate, eu perguntei se a senhora era vacinada, e a senhora disse que sim. Você, o seu marido e os seus filhos. E eu queria entender qual que é essa diferença? A senhora está protegida, mas propagou nos últimos quatro anos de que a vacina não funciona, que é para não se vacinar”, perguntou Pimentel.

Em resposta, Cristina preferiu não responder sobre a vacinação e afirmou que o candidato do PSD teria medo de uma mulher na prefeitura. “Eu não vou responder […] Já respondi sobre isso. Ele não quer assumir que ele tem medo de uma mulher estar na Prefeitura. É esse o questionamento que a gente tem que fazer, eleitor. Por que tanto receio? Mulher na Prefeitura. Agora eu queria saber, ele me acusa de estar agindo no submundo da internet”, finalizou Cristina.

Propostas para saúde e orçamento

O candidato do PSD foi questionado por Cristina Graeml sobre o porque já não executou o que tem prometido para a saúde em Curitiba, como a construção de um Centro de Diagnóstico por Imagem, e o candidato respondeu: “Porque revitalizamos mais de 50 unidades de saúde, colocamos a unidade ontológica em todos, reformamos o Hospital do Idoso, trabalhamos com o fortalecimento do servidor”.

Cristina rebareu, afirmando que a gestão Greca/Pimentel “deixaram 240 mil pacientes à espera de um exame por especialista”.

Por outro lado, Pimentel perguntou qual é a porcentagem do orçamento da saúde no município de Curitiba e a candidata rebateu: “Eu não preciso dar respostas em percentuais, população, isso pouco importa. Há orçamento para saúde e não adianta ele ficar querendo jogar o percentual do orçamento para saúde, para querer fazer parecer para você que eu não dou conta de gerenciar uma cidade”, respondeu.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui