Debate da RICtv: veja regras e como foi encontro com representantes dos candidatos

Representantes de Cristina Graeml (PMB) e de Eduardo Pimentel (PSD) participaram do sorteio da ordem de discurso e acompanharam a leitura das regras do debate que acontece no próximo sábado (19), a partir das 21h

Publicado em 15 out 2024, às 14h43. Atualizado em: 16 out 2024 às 06h13.

Os representantes dos candidatos à Prefeitura de Curitiba se reuniram na manhã desta terça-feira (15) na sede do Grupo Ric, em Curitiba, para participar do sorteio do debate da RICtv que será realizado no próximo sábado (19), às 21h. A reunião também serviu para as equipes de Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD) terem acesso às regras do debate.

Debate da RICtv: veja regras e como foi encontro com representantes dos candidatos
Reunião aconteceu nesta terça-feira (15) na sede do Grupo Ric (Foto: Eduardo Teixeira/RIC.com.br)

O encontro teve a presença de advogados como Tainara Laber, por parte de Cristina Graeml, e também Vanessa Volpi e Pedro Borges, representantes de Pimentel. Além disso, participaram o advogado Paulo Golambiuk, assessor jurídico, a gerência de jornalismo do Grupo Ric, e ainda os apresentadores Eduardo Scola e Marc Sousa.

A comissão dos dois candidatos teve acesso ao roteiro do debate e acompanhou a leitura das regras. O debate será transmitido ao vivo pela RICtv através do canal 7.1, ao vivo na Rádio Jovem Pan News FM Curitiba, no dial 107,1 além dos canais do YouTube do Grupo RIC e no portal RIC.com.br.

Debate da RICtv: cronômetro e área de transmissão ao vivo

O debate do 2º turno terá uma diferença em relação ao evento que aconteceu no 1º turno. Agora, os candidatos terão um mecanismo de “banco de tempo”, ou seja, eles terão que administrar o próprio tempo de fala.

Debate da RICtv: veja regras e como foi encontro com representantes dos candidatos
Cada representante dos candidatos receberam as regras impressas do debate (Foto: Eduardo Teixeira/RIC.com.br)

Outra mudança é que os candidatos terão uma área maior para circular no estúdio. “Com dinâmica mais ágil e formato que permite o embate direto, com exposição de ideias de forma mais objetiva e clara pelos dois candidatos, o debate que estamos propondo certamente vai ajudar os eleitores a conhecer melhor as propostas”, disse o jornalista Carlos Aros, diretor de Conteúdo do Grupo Ric.

Debate com candidatos à Prefeitura de Curitiba na RICtv: confira as regras

O debate será dividido em quatro blocos. O confronto será mediado pelo jornalista Marc Sousa, e vai usar o princípio do Banco de Tempo, onde os candidatos deverão administrar o próprio relógio no debate. Os microfones ficam abertos durante todo o tempo, caso haja interrupções na fala do outro. A ordem dos candidatos foi definida em sorteio nesta terça-feira (15).

Ao todo, o primeiro bloco terá 20 minutos de confronto entre os candidatos com tema de livre escolha. Cada concorrente poderá administrar o tempo de 10 minutos como preferir, entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. A candidata Cristina Graeml (PMB) abrirá o primeiro bloco do debate. 

O tempo poderá ser utilizado da maneira como cada candidato preferir, mas não poderá ser ‘guardado’ de um bloco para outro bloco. Cada um dos candidatos receberá o tempo de 10 minutos por tema/rodada. Por exemplo, se o candidato usar 1 minuto para fazer a primeira pergunta, terá 9 minutos restantes para fazer a tréplica, novos questionamentos ou responder questões feitas pelo adversário.

O segundo bloco terá duas rodadas de 10 minutos para que os candidatos possam debater utilizando um dos temas pré-definidos pelo núcleo eleitoral do Grupo Ric. Em cada rodada os concorrentes terão 5 minutos para administrarem, entre pergunta, resposta, réplica e tréplica. Neste bloco, quem inicia é o candidato Eduardo Pimentel (PSD).

O terceiro bloco segue a mesma dinâmica do primeiro, com os candidatos utilizando 10 minutos cada um para administrar da maneira como quiserem entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. A candidata Cristina fará o início do discurso nesta etapa.

No quarto e último bloco, os candidatos vão repetir a fórmula do segundo bloco. Cada um terá duas rodadas de 10 minutos para que os candidatos possam debater utilizando um dos temas pré-definidos pelo núcleo eleitoral do Grupo Ric. 

Considerações finais e direito de resposta

Ainda no quarto bloco, o debate chegará ao fim e cada candidato poderá usar 1 minuto para as suas considerações finais. Pimentel será o primeiro, em seguida, Cristina.

O candidato que considerar ter sofrido ofensa por afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica durante o debate, poderá solicitar ao mediador o direito de resposta. Apenas o próprio candidato é quem pode fazer esta solicitação no momento da ofensa.

O mediador vai avisar, ao vivo, à equipe de produção, bem como à audiência sobre a solicitação. Uma comissão formada pela direção de Jornalismo e por membros do Departamento Jurídico do Grupo Ric definirá se cabe ou não direito de resposta. Caso o direito seja concedido, a resposta será de 45 segundos e será feita no início do bloco seguinte, exceto no caso do último bloco, quando deve acontecer dentro do mesmo bloco.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui