Debate decisivo em Curitiba: Cristina Graeml e Eduardo Pimentel se enfrentam

O encontro, promovido pela RIC RECORD TV, traz inovações como o Banco de Tempo, permitindo que os candidatos gerenciem seu próprio tempo de fala, favorecendo uma dinâmica mais fluida e envolvente

Fala, Marc!

por Marc Sousa
Publicado em 18 out 2024, às 09h25.

Neste sábado (19), os candidatos a prefeito de Curitiba, Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD), estarão frente a frente em um debate promovido pela RIC RECORD TV. Às vésperas do segundo turno, marcado para o dia 27, o evento oferece uma oportunidade essencial para os eleitores avaliarem as propostas e visões de cada candidato.

Debate em Curitiba acontece neste sábado (19), na RICtv
Debate em Curitiba acontece neste sábado (19), na RICtv (Foto: Divulgação)

O debate deste sábado será dividido em quatro blocos e tem como novidade o princípio do Banco de Tempo, onde os candidatos administram o próprio tempo de fala durante o confronto.

O cientista político Bruno Soller, do Instituto RealTime Big Data, também reconhece o impacto do formato escolhido. “É um modelo de debate que é um sucesso nos Estados Unidos porque deixa mais leve. Não fica aquela coisa engessada dos debates em que um corta e o outro fala. Isso vai mostrando a desenvoltura dos candidatos. Aquele momento do debate é o momento em que ele precisa se diferenciar. É a hora em que o candidato se mostra para a população e diz ao eleitor o que vai fazer e o porquê o outro é pior que ele. Se o candidato estiver mais solto e com boa desenvoltura, ele pode ser beneficiado nesse modelo”, comentou o especialista.

Regras do debate em Curitiba

Além disso, ficou definido que o primeiro bloco terá duração de 20 minutos, onde cada candidato terá o tempo de 10 minutos para perguntas e respostas, sobre temas livres. Os microfones estarão abertos para interrupções.

O segundo bloco será dividido em duas rodadas de 10 minutos, onde os concorrentes vão debater temas escolhidos pelo núcleo de eleições do Grupo RIC. Eles terão 5 minutos em cada rodada para administrar entre perguntas, respostas, replicas e tréplicas.

O terceiro bloco vai repetir as regras do primeiro. Já no quarto e último, os candidatos vão seguir as regras do segundo bloco. Contudo, terão 1 minuto cada para considerações finais.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui