Retomada do protagonismo da OAB-PR na sociedade é tema em debate
O debate acontece entre os candidatos a presidente da OAB-PR, Flávio Pansieri, Luiz Pereira e Marlus Arns
O assunto sobre a importância da retomada do protagonismo da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) em relação à sociedade foi o tema inicial do debate realizado pela Jovem Pan News, no RIC Notícias Opinião, entre os candidatos à presidência da entidade.
Leia também:
- Acompanhe o debate dos candidatos a presidente da OAB-PR no RIC Notícias Opinião
- Fiep e Copel vão criar o mapa energético do Paraná; veja no ‘Momento da Indústria’
- Alep elege novo presidente e mesa diretora nesta segunda-feira (11)
Flávio Pansieri x Luiz Fernando Casagrande Pereira x Marlus Arns de Oliveira
Flávio Pansieri, da chapa Pela Ordem, foi o primeiro candidato a responder a pergunta sobre como a Ordem pode recuperar o protagonismo em relação à sociedade. Com isso, o candidato afirmou que a proposta é construir uma Ordem dos Advogados do Brasil que “volte a ser altiva e que volte a representar a sociedade”.
“A omissão da ordem nos últimos anos quanto aos desmandos do Supremo Tribunal Federal (STF), a submissão, as autoridades públicas do estado do Paraná, torna evidente a necessidade de mudança”, disse o candidato em debate no RIC Notícias Opinião.
Em seguida, Luiz Pereira, da chapa 11 de agosto, respondeu a mesma pergunta e defendeu a ideia de colocar abaixo o sistema eleitoral do Conselho Federal da OAB, para que a entidade volte a ter protagonismo.
“O Conselho Federal da OAB perdeu legitimidade política institucional para enfrentar os atos de arbítrio dos Tribunais Superiores, inclusive do ministro Alexandre de Moraes”, disse Luiz Pereira. Além disso, o candidato afirmou que a OAB-PR nunca perdeu protagonismo.
Por fim, em contrapartida, Marlus Arns, da chapa OAB Democrática, disse que a OAB perdeu o protagonismo nacional e local. “Hoje nós assistimos uma OAB distanciada da sociedade e distanciada do advogado”, afirmou.
Além disso, o candidato prometeu “resgatar a OAB para o advogado primeiramente e depois para a sociedade”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui