Deltan Dallagnol e esposa se filiam ao NOVO. Partido discute lançar candidato “lavajatista” em Curitiba

Fala, Marc!

por Marc Sousa
Publicado em 30 set 2023, às 10h00. Atualizado às 11h43.

O ex-deputado federal Deltan Dallagnol (NOVO) se filiou na manhã deste sábado (30) ao partido NOVO, em um evento da legenda em São Paulo. O ex-procurador da Lava Jato deixou o Podemos e será o Coordenador Nacional de Mobilização do NOVO, uma espécie de “embaixador” da sigla na captação e formação de novas lideranças.

Ele assinou a ficha junto com a esposa, Fernanda Dallagnol. Empresária e advogada, ela nunca concorreu a um cargo público, mas está se preparando para ser uma opção dos “lavajatistas” nas próximas eleições. Já se matriculou até no curso de formação de lideranças políticas do RenovaBR – uma escola de formação política apartidária.

O núcleo duro do “lavajatismo” discute a ideia de lançar Deltan Dallagnol à prefeitura de Curitiba, mesmo sob a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o cassou. A tese é que o impedimento valeria apenas para as eleições de 2022 e poderá tentar se candidatar e forçar a discussão.

Caso o argumento não seja aceito, a esposa assumiria a pretensão do marido. Seria uma espécie de ‘campanha de 12 dias’ de Jaime Lerner. Em 1988, o arquiteto venceu as eleições para o Palácio 29 de Março assumindo a candidatura no lugar de Algaci Túlio, que desistiu para ser vice-prefeito, a menos de duas semanas do pleito.