Deputados marcam reunião com Ratinho Júnior sobre Orçamento Impositivo
Em uma reunião a portas fechadas, numa das salas atrás do plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputados que apoiam o “Orçamento Impositivo” tiveram uma discussão acalorada no final desta segunda-feira (22). O motivo do “clima quente”, é o descontentamento dos parlamentares que assinaram a PEC com a condução dos debates acerca do tema. Para tentar acalmar os ânimos, lideres do governo na casa conseguiram marcar uma reunião do grupo com o governador Ratinho Júnior (PSD).
Será a primeira vez que os 38 parlamentares conversarão com o governador, que acaba de voltar do exterior, sobre o tema. Conforme a coluna adiantou no mês passado, o pedido deles é a implementação da medida que dará poder aos parlamentares para indicar gastos públicos. O Palácio Iguaçu é contra a ideia, e tenta contornar a situação.
O “orçamento impositivo” é uma parte Orçamento do Estado que será definida pelos deputados e que não poderá ser alterada pelo Poder Executivo. Atualmente, os parlamentares estaduais fazem apenas sugestões de aplicações de verbas, e o governo do Estado decide se destina os recursos ou não. Se a proposta for aprovada, o governador terá a obrigação de liberar o dinheiro conforme definirão os parlamentares.