Diego Garcia pretende priorizar saúde pública e assistência social em Londrina
Candidato promete criar centros de referência em saúde e dar o encaminhamento adequado para a população em situação de rua
Candidato à Prefeitura de Londrina, Diego Garcia (Republicanos) quer implantar centros de referência em saúde pública para diversos públicos na cidade. Além disso, ele promete resolver a questão da população em situação de rua e investir na segurança pública do município.
As falas foram em entrevista ao programa Balanço Geral Londrina, nesta segunda-feira (2) . Essas e as demais sabatinas dos candidatos à Prefeitura de Londrina são conduzidas pelos apresentadores Gustavo Parra e Vinícius Buganza.
Confira os principais temas abordados por Diego Garcia
Saúde pública
Após afirmar que é o deputado federal que mais destinou recursos para a cidade, Garcia destaca que Londrina tem orçamento suficiente para implementar uma série de melhorias no cuidado com a saúde da população.
“Tem muito recurso hoje. O que precisa ter, e é o que falta em Londrina, são bons projetos pra buscar esses recursos e resolver esses problemas que são históricos para a população da nossa cidade. Uma das maiores demandas é a questão da saúde pública. Nós queremos, num curto prazo, aumentar o número de médicos, de especialistas atendendo lá na ponta, nas nossas UBSs e UPAs, para desafogar o sistema no nosso município. Além disso, num curto prazo também fortalecer as parcerias que já existem com os hospitais que prestam o atendimento público, para acelerar o processo na realização de exames e a realização de procedimentos cirúrgicos também”, explica, exemplificando como pretende fazer isso com o plano de realizar mais de 1,5 mil cirurgias de catarata na cidade nos próximos anos.
“Precisamos ainda trazer para Londrina centros de referência. Centros de referência para a saúde de nossas crianças, centros de referência para atender à população idosa, que já passa de mais de 100 mil idosos em Londrina. Nós vamos trabalhar para criar aqui em Londrina o Cetea (Clínica-Escola do Transtorno do Espectro Autista), que já existe em Cascavel. É um centro especializado em saúde e educação para atender às crianças que são diagnosticadas com algum transtorno do neurodesenvolvimento, uma equipe multidisciplinar para atender essa demanda existentes na nossa cidade. Vamos criar um centro de referência também para atender às crianças que nascem com alguma má formação congênita, com alguma doença rara, e que hoje, quando são diagnosticadas aqui em Londrina são encaminhadas para Curitiba, para Porto Alegre, para São Paulo, porque nós não temos um centro de referência aqui”, complementa.
Garcia afirma ainda que ira priorizar ações de prevenção, capazes de evitar o surgimento de doenças. “Vamos atuar muito na prevenção também, através do esporte, através das atividades físicas, fortalecendo políticas públicas na área de alimentação, trazendo alimentação saudável para as nossas famílias, especialmente as famílias em situação de vulnerabilidade. Infelizmente a nossa cidade chegou à marca de 29 mil famílias na linha da pobreza extrema. E nós temos que trabalhar com foco para resolver esse problema, levando saúde para a população, levando uma alimentação de qualidade”.
Obras e gestão pública
O candidato afirma que se inspira em um colega de partido para melhorar a gestão pública e, especialmente, a realização de obras. “Nós temos bons exemplos para seguir no país, como o do governador Tarcísio, de São Paulo, que conseguiu colocar travas em contratos, em processos de licitação de grandes obras, que permitiram um maior sucesso e êxito para que essas obras comecem e terminem dentro do prazo, dentro daquilo que está estabelecido no contrato. É essa inovação que eu quero trazer para Londrina, fazer uma gestão eficiente, técnica, qualificada, colocar essas travas no contrato antes desse processo ir para a licitação, para não causar mais esse transtorno para a cidade de Londrina”, conta, explicando que pretende ampliar o horário para a realização das obras.
“Londrina, infelizmente, é uma cidade que para durante o dia, para para a poda de uma árvore, a cidade para para uma roçagem de grama. É comum você ver vias importantes da cidade paradas durante o dia porque estão fazendo o recape asfáltico. Isso tem que acabar. Nos horários de pico a cidade tem que fluir, a mobilidade tem que acontecer. Agora, em horários alternados, essas obras podem atender à demanda da população. É claro que não dá para fazer isso em todas as ruas e bairros, mas pelo menos as vias rápidas, as vias principais, as vias por onde passa ao transporte público, elas tem que ser priorizadas”.
Assistência social
Garcia afirmou ainda que uma das prioridades de seu plano de governo é dar o encaminhamento correto à população em situação de rua do município, atendendo individualmente cada pessoa.
“A maior parte da população em situação de rua hoje está na dependência química. E Londrina não tem uma diretoria de política de prevenção e cuidado para os dependentes químicos. Londrina terá uma política pública [nessa área] para que a gente faça uma triagem dessas pessoas em situação de rua. Quem for dependente químico, vamos ter convênio com as comunidades terapêuticas de Londrina ou da região, para resolver essa demanda. Quem é doente mental, tem algum problema de saúde mental, vamos encaminhar para uma clinica para o atendimento especializado. Em alguns casos o que a pessoa espera é voltar para a cidade de origem, então nós vamos trabalhar numa política em que essa pessoa tenha condições de retornar à sua cidade de origem”, destaca o candidato.
Que também diz contar com a ajuda dos empresários da cidade para resolver o problema. “Em outros casos, eles querem voltar para o mercado de trabalho. Eles não querem viver na rua, eles querem ter condição de pagar o seu aluguel, a sua moradia. Essas pessoas nós vamos encaminhar para o trabalho, com parceria público-privada. As empresas de Londrina vão oferecer, junto com a prefeitura, cursos de qualificação, especialização, para que a gente possa dar condições dessa pessoa sair dessa situação de rua e voltar para o mercado de trabalho. Cada caso é um caso e vamos cuidar dessas pessoas. O que nós não vamos permitir é que continuem na rua, trazendo medo, pânico, insegurança para a população, enfeiando o centro e os principais bairros da nossa cidade”.
Educação
O candidato promete melhorar os indicadores de avaliação do ensino em Londrina, principalmente no que diz respeito à alfabetização. “Eu quero melhorar a educação em Londrina, quero melhorar os indicadores da educação em Londrina. Nós vamos alfabetizar as crianças ainda no primeiro ano letivo e eu sei como fazer isso porque acompanhei a criação de toda a politica nacional de alfabetização”.
Segurança pública
Em relação à segurança pública, o candidato afirma que pretende intensificar a vigilância eletrônica em toda a cidade. “Vamos levar segurança para a zona rural, ampliar a muralha digital que já existe hoje, pela Guarda Municipal. Expandir isso para todos os bairros e para todas as áreas públicas, em especial nas nossas escolas, em especial nos cemitérios, em especial os órgãos públicos da cidade. E trabalhando em parceria com os condomínios privados também, fazendo parceria público-privada para criar uma grande muralha digital em Londrina e trazer mais segurança para a população da nossa cidade”, conta.
O objetivo, de acordo com Garcia, é “resgatar” os espaços públicos para o uso da população. “Vamos fazer com que a nossa cidade volte a ter parques, praças, áreas públicas, como o parque Arthur Thomas, o Jardim Botânico, os nossos lagos, e outras praças e parques existentes nos nossos distritos, que precisam de revitalização. Vamos levar segurança para esses espaços públicos para que eles sejam vivos e utilizados por toda a população de Londrina”, conclui.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!