Veja como baixar e-Título; prazo para instalar aplicativo encerra no sábado (5)

O aplicativo e-Título traz diversas funcionalidades aos eleitores que podem ser usadas no dia das eleições municipais; confira

Publicado em 5 out 2024, às 14h00. Atualizado em: 2 out 2024 às 15h48.

O aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral foi lançado em 2017, ele permite o acesso a via digital do título de eleitor, além de fornecer informações sobre zona eleitoral, situação cadastral, realizar justificativa de ausência nas eleições. O documento digital pode ser usado no dia das eleições municipais de 2024.

Para os eleitores que já tem o aplicativo instalado é recomendado realizar a atuação (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. O e-Título está disponível para download na App Store e na Play Store. O prazo para instalar o aplicativo se encerra no dia 5 de outubro (sábado), um dia antes das eleições municipais de 2024.

Após o download, o eleitor/a eleitora deverá preencher os campos: nome do eleitor, data de nascimento, número de inscrição (título de eleitor) ou CPF, Filiação. Em seguida, é necessário responder uma série de perguntas, cuja finalidade é reforçar a segurança do aplicativo. Por fim, basta criar uma senha.

Veja os principais serviços disponíveis no e-Título

  • Apresentação de justificativa eleitoral no dia das Eleições e após o pleito;
  • Consulta ao histórico de justificativas eleitorais;
  • Consulta ao local de votação;
  • Emissão de certidão de quitação e de crimes eleitorais;
  • Geração do Título Eleitoral em formato PDF para impressão;
  • Cadastrar mesária ou mesário voluntários;
  • Emissão de declaração de trabalhos eleitorais;
  • Geração de código de autenticação para sistemas parceiros;
  • Consulta a débitos eleitorais;
  • Pagamento de eventuais débitos eleitorais por Pix ou por meio da emissão de boleto.

Atualize o aplicativo do e-Título

De acordo com o TSE, quem já tem o aplicativo do e-título instalado no celular deve atualizá-lo. Conforme a Justiça Eleitoral, quase a metade dos eleitores precisam fazer a atualização do aplicativo. Essas contas estão desativadas devido à modernização do sistema do aplicativo. Desta forma, para reativar a conta é recomendado a atualização.

Para realizar a atualização basta acessar a aba de atualização de aplicativos do seu dispositivo (nas lojas virtuais Google Play e Apple Store) e clicar em “Atualizar”. Em seguida, basta informar os dados pessoais e realizar a conferência biométrica – para quem tem esses dados coletados pela Justiça Eleitoral –, entre outros itens. 

Conforme o TSE, a última atualização do aplicativo trouxe aperfeiçoamentos na identificação por biometria e na consulta ao local de votação, além da melhoria no desempenho. 

Confira as dúvidas frequentes sobre o e-Título

  • Como ter acesso ao e-Título?

Para ter acesso ao e-Título, informe os dados cadastrados no seu último atendimento na Justiça Eleitoral ou, caso não lembre, entre em contato com o TRE da sua região para obter as informações. 

  • Posso usar o e-Título como documento no dia da votação?

O e-Título pode ser usado no dia da votação, desde que o eleitor tenha feito o recadastramento biométrico e que a via digital do título de eleitor tenha foto.

  • Posso usar o e-Título como documento para justificar a ausência?

É importante destacar que o eleitor que tem o e-Título instalado no celular, poderá justificar a ausência pelo aplicativo, não sendo necessário seu comparecimento nos locais de votação no dia da eleição para essa finalidade.

  • É possível cadastrar mais de um título de eleitor no mesmo aparelho?

De acordo com o TSE, não é possível cadastrar mais de um título no mesmo aparelho, pois se trata de um documento de uso individual. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!