Eduardo Pimentel (PSD) é eleito prefeito de Curitiba com 57,62% no 2º turno

Pimentel recebeu 531.029 votos contra 390.254 de Cristina Graeml (PMB)

Publicado em 27 out 2024, às 18h10. Atualizado às 18h35.
POST 3 DE 9

Eduardo Pimentel (PSD) foi eleito prefeito de Curitiba, capital do Paraná no segundo turno das eleições 2024. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (27). O candidato ficou em primeiro lugar com mais de 100% das urnas apuradas. Em segundo lugar, ficou a candidata Cristina Graeml (PMB). 

Eduardo Pimentel é eleito prefeito Curitiba
Eduardo Pimentel foi candidato a prefeito de Curitiba pelo PSD (Foto: Divulgação / Eduardo Pimentel)

Eduardo e Cristina disputaram os votos dos curitibanos com o foco principal em atrair os eleitores conservadores. Cristina focou suas energias em afirmar que era a representante mais bolsonarista no pleito e se vendeu como alternativa ao “sistema”. Já Pimentel, que tinha o apoio formal do partido do ex-presidente Bolsonaro, buscou mostrar que a oponente não tinha qualificação para ocupar o cargo de prefeita da cidade e sua campanha explorou o slogan “Eduardo tá preparado”. 

Para além dos conservadores, Eduardo Pimentel também tentou atrair os votos dos eleitores que votaram em Ney Leprevost (UNIÃO), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (SOLIDARIEDADE), Maria Victória (PP) e professora Andrea Caldas (PSOL). O atual vice-prefeito conquistou ainda apoio formal de mais da metade de Câmara de Vereadores eleita em 2024, como mostrou levantamento exclusivo do portal RIC.com.br

Já Cristina Graeml manteve a postura de outsider, reforçou durante o segundo turno que não teve acesso ao fundo eleitoral e que estava atendendo a um chamado da população para frear os avanços do chamado “sistema” na Prefeitura de Curitiba. 

Diante das duas propostas apresentadas, a população de Curitiba escolheu xxx para liderar a cidade de 2025 até 2028.

Quem é Eduardo Pimentel, eleito prefeito de Curitiba nas eleições 2024

Vice-prefeito de Curitiba desde 2017, Eduardo Pimentel (PSD) é formado em Administração, com pós-graduação em Agronegócios e especialização em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Pimentel nasceu em Curitiba em 1984, é casado e tem três filhos. Além disso, é neto do ex-governador do Paraná Paulo Pimentel. O político começou a trabalhar com 16 anos no jornal O Estado do Paraná. Trabalhou ainda nos setores administrativo e comercial da TV Iguaçu, atual Rede Massa SBT.

O vice-prefeito foi diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, diretor geral do Ceasa – Centrais de Abastecimento do Paraná S/A, e subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná. Ainda, foi secretário de Estado das Cidades e ocupou o cargo de secretário municipal de Obras Públicas.

Quem é Cristina Graeml, candidata que ficou em segundo lugar no primeiro turno das eleições 2024 em Curitiba

Jornalista, Cristina Graeml (PMB) foi repórter da Band e Globo no Rio de Janeiro, além de ter passagens pelos estados do Maranhão e Piauí. Porém, a maior parte de sua jornada na imprensa se deu no Paraná, com atuação na RPC e Gazeta do Povo, onde segue como colunista.

Candidata Cristina Graeml (PMB) vota em Curitiba no final da manhã deste domingo (27)
Candidata Cristina Graeml (PMB) vota em Curitiba no final da manhã deste domingo (27) (Foto: Francielly Azevedo/ RICtv)

Após a eleição de Jair Bolsonaro (PL), a comunicadora passou a atuar como comentarista política da rádio Jovem Pan News, cargo que deixou após a derrota do ex-presidente em 2022. Também tem passagens pela revista Oeste e Rádio Auri Verde de Bauru.

A comunicadora não possui experiência em cargo público. Cristina Graeml se define como conservadora e “100% de direita”. Nascida em 1969, é divorciada e mãe.