Eduardo Pimentel propõe VLT em Curitiba em 5 anos se for eleito
Eduardo Pimentel (PSD) quer implementar linha VLT em Curitiba, conectando o centro ao aeroporto em até cinco anos
O candidato a prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), afirmou que pretende implantar o sistema de Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT) na capital paranaense em cinco anos, caso seja eleito nas eleições municipais de outubro.
Leia mais: Candidatos à Prefeitura de Curitiba têm visões divergentes sobre o metrô na cidade
Pimentel disse que um estudo já foi contratado pelo Governo do Paraná para criar a linha centro cívico-aeroporto, passando pelo eixo Boqueirão. O candidato disse também que a licitação para o transporte público em 2025 é uma oportunidade de pensar em formas modernas de transporte coletivo na cidade.
“O Governo do Estado contratou um estudo que envolve Curitiba e São José dos Pinhais para possível implantação de um VLT no trecho centro-cívico até o aeroporto pelo eixo Boqueirão, não pelo eixo Avenida das Torres. Porque já há o BRT, que são os ônibus das canaletas funcionando, já há o usuário frequente lá, já há um usuário consolidado para valer a pena fazer esse investimento e que vai fazer todo o transporte do trabalhador e do usuário de Curitiba a São José dos Pinhais e depois do terminal central de São José, a ligação com o VLT ao aeroporto”, disse.
Além disso, o candidato falou que é possível entregar a obra do VLT em dois mandatos e que o projeto já está sendo desenvolvido, ficando pronto em aproximadamente um ano.
“Eu acredito no projeto, né, como você falou o projeto está sendo desenvolvido, daqui a um ano ele ficará pronto. Daí nós vamos tomar a decisão em cima dos critérios técnicos avaliados se vai valer a pena ou não. Eu acredito porque é um eixo carregado de usuários e é uma forma de modernização e uma possibilidade de, inclusive, depois a gente fazer uma linha Centro Cívico-Santa Cândida, por exemplo”, afirmou.
Conheça Eduardo Pimentel
O administrador de empresas de 39 anos de idade é neto do ex-governador Paulo Pimentel e irmão do atual presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Daniel Pimentel Slaviero. Ele começou a carreira política quando se filiou ao PSDB e foi candidato a deputado do estado.
Em 2017, Pimentel trocou o PSDB pelo PSD e assumiu a vice-prefeitura de Curitiba ao lado do prefeito Rafael Greca (PSD). Em 2023, ele foi nomeado Secretário de Estado das Cidades do Governo do Paraná pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.