Pimentel (PSD) garante mudanças em relação à gestão de Greca: “Somos diferentes”

Após oito anos como vice-prefeito de Curitiba, Pimentel garante que caso vença as eleições, promoverá mudanças na gestão

por Guilherme Becker
com informações da rádio Jovem Pan News
Publicado em 10 set 2024, às 10h34. Atualizado às 10h49.
POST 2 DE 7

O vice-prefeito de Curitiba e candidato à prefeitura nas eleições de outubro, Eduardo Pimentel (PSD), garantiu uma gestão com mudanças em relação aos últimos oito anos quando Rafael Greca liderou a cidade. Apesar de integrar a chapa do prefeito que deixa o cargo após dois mandatos, Pimentel reforça que existem pensamentos distintos.

Eduardo Pimentel participa de sabatina na rádio Jovem Pan News
Eduardo Pimentel participa de sabatina na rádio Jovem Pan News (Foto: Isadora Mendes/ RIC.com.br)

“São duas pessoas diferentes. O prefeito Rafael Greca é o Greca e eu sou Eduardo Pimentel. Eu tenho minha personalidade, meu estilo de trabalhar, de cuidar, então vou implementar meu estilo caso seja eleito prefeito de Curitiba com muito diálogo, muita construção. Esses últimos oito anos como vice-prefeito sempre soube meu papel. Eu estou como vice-prefeito, então, minha relação sempre foi de ótima ação. Ele sempre respeitou minhas ideias, eu sempre respeitei as sugestões deles, mas uma hora o papel do vice termina, porque a cidade tem um prefeito que foi eleito e a decisão é sempre dele”, destacou Pimentel.

Em participação na série de sabatinas da Jovem Pan News, Eduardo Pimentel apresentou nesta terça-feira (10) algumas ações, na prática, que pretende fazer e o diferencia de Rafael Greca. Segundo o candidato, as audiências públicas não contavam com a participação efetiva do prefeito e, caso eleito, pretende acompanhar todas as regionais.

“As audiências públicas de Curitiba, eu participei de todas. O prefeito acaba não participando de uma ou outra por conta da agenda, mas eu vou participar de todas as audiências públicas regionais, que constroem o orçamento do ano seguinte. Uma coisa que eu já me propus a fazer e vou fazer, é participar de todas, os fechamentos, uma por regional. É muito bom, agrega muito, é rico em informação, você escuta as pessoas direto, sem filtro. Vou participar das audiências públicas do começo ao fim para escutar a população o tempo todo”, ressaltou o candidato.

Eduardo Pimentel é o segundo entrevistado na série de sabatinas da Jovem Pan News
Eduardo Pimentel é o segundo entrevistado na série de sabatinas da Jovem Pan News (Foto: Isadora Mendes/ RIC.com.br)

Eduardo Pimentel e os aliados de campanha

Na entrevista com o âncora Marc Sousa, a jornalista Beatriz Frehner e o comentarista político Jeulliano Pedroso, Eduardo Pimentel destacou os aliados durante a campanha política. Segundo o próprio candidato, apoiam a candidatura o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador Ratinho Junior e o prefeito Greca.

“O que nos une a todos é o amor pela cidade, o cuidado. Uma característica minha é saber construir a favor de Curitiba. Construir uma grande frente ampla da minha candidatura, com cada um do seu jeito, seu estilo, vão ajudar na construção da cidade. Ter sabedoria de escutar a todos e tomar a decisão final”, comentou Pimentel.

Ao ser questionado sobre o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, Pimentel afirmou que “é o candidato” do político. Porém, não garantiu que irá caminhar ao lado do ex-presidente pelas ruas de Curitiba.

“Sou o candidato (do presidente Bolsonaro), sou candidato também do ex-procurador Deltan Dallagnol, também do prefeito Rafael Greca, também do governador Ratinho Júnior, também de uma chapa com 300 candidatos a vereadores, e muita gente que se uniu a mim pelo amor a cidade […] o ex-presidente tem autonomia para isso (visita a Curitiba), está permanente convidado para estar na cidade. Ele tem uma agenda de campanha muito forte e eu estou nas ruas todos os dias. É uma ação que acaba ao ex-presidente definir”, completou Eduardo Pimentel.

Eduardo Pimentel tem Paulo Martins como candidato a vice na chapa
Eduardo Pimentel tem Paulo Martins como candidato a vice na chapa (Foto; Divulgação)

Desafio de diminuir as filas do Sistema de Saúde

Apesar da atual gestão garantir o bom funcionamento do Sistema de Saúde de Curitiba, o âncora Marc Sousa apresentou dados de uma longa fila de espera de especialidades. Conforme os números, são mais de 50 mil pessoas a espera de um oftalmologista, 23 mil na fila por uma ultrassonografia e 14 mil por dermatologista. Para o candidato, o plano de governo apresenta algumas soluções.

“Nós atendemos 200 mil consultas por especialidades por mês. Nossa espera, é claro que não gostamos de ter fila de especialidades, estamos fortalecendo parcerias cada vez mais para o atendimento. É uma espera segura, onde quem tem pressa e urgência é atendido, e tem a rapidez garantida. O que eu estou propondo é mais duas UPAs, uma em Santa Felicidade e outra na Matriz, seis Unidades de Saúde novas, e, pensando principalmente nas filas de especialidades, a criação de um centro de imagens em Curitiba. Com raio-x, endoscopia, todo cuidado, para que isso agilize o processo. Hoje já temos funcionando uma central de exames de sangue na cidade de Curitiba que é referência, é melhor que muito plano de saúde por aí, que dá rapidamente o exame na palma da mão, através de uma saúde eficiente e tecnológica”, explicou Pimentel.

Além disso, o candidato ressaltou que há previsão de novas contratações. “Nossa equipe da saúde de Curitiba tem uma capacidade muito forte de mobilização para momentos que precisam. Nós continuaremos a fazer isso, e se precisar, e vai precisar ano que vem contratar médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, vou contratar, não tenho dúvida nenhuma”, completou.

Novas contratações para a Segurança Pública

Em relação a Segurança Pública, o candidato do PSD garantiu que em caso de eleição abrirá já no primeiro trimestre um novo concurso para contratação de Guardas Municipais. Entre os projetos, está uma parceria cada vez maior entre a Polícia Militar do Paraná e os agentes da guarda.

“Nós contratamos 500 guardas e já me propus, no primeiro trimestre do ano que vem,abrir mais um concurso da guarda. Além da atualização dos equipamentos de segurança pública para estes profissionais. Assim como as câmeras corporais, para que eles tenham a segurança preservada, assim como que é recebido pela ação”, comentou Pimentel.

Eduardo Pimentel promete novo concurso para Guarda Municipal em caso de eleição
Eduardo Pimentel promete novo concurso para Guarda Municipal em caso de eleição (Foto: Pedro Ribas/ SMCS)

Ainda nesta linha, o candidato destacou o plano de trabalho voltado para as pessoas em situação de rua.

“Temos que lembrar que quem está na rua tem alguma história, temos que pensar no dia seguinte dele. Ele precisa ser acolhido, precisa do tratamento de saúde se for psicossocial nos nossos CAPs, que já estou me comprometendo no plano de governo a revitalização dos 10 e a criação de mais três, ou se for uma dependência química, com a compra de vagas nas comunidades terapêuticas que estamos com edital aberto, e vou aumentar para os próximos anos. Após isso o trabalho de profissionalização dessas pessoas, depois de empregabilidade, de moradia, para que elas tenham o retorno a sociedade garantido. O desafio é manter elas neste processo. Outra coisa que estou propondo é nos contratos da prefeitura uma porcentagem de contratação dessas pessoas que estão sendo resgatadas., para que eles tenham seu emprego garantido”, concluiu o candidato.

Reestruturação da máquina pública

De acordo com Eduardo Pimentel, não há perspectiva de redução e nem de aumento de impostos. “Ainda não há perspectiva nem redução e nem de aumento de impostos na cidade de Curitiba, queremos trabalhar com orçamento que nós temos. Temos um orçamento para o ano que vem de quase R$ 15 bilhões, um orçamento histórico. Mais do que isso, quase R$ 1,5 bilhão livre para investimento. Quando nós assumimos a gestão em 2017, assumimos uma gestão infelizmente endividada”, comentou.

No plano de governo, Pimentel propõe a criação de novas secretarias, porém, segundo o candidato, a medida não aumentaria o número de cargos, pois seria realizada uma reestruturação das divisões.

“É um plano com reestruturação de secretarias, não aumento de cargos. Inclusive já me comprometi com a criação da Secretaria da Mulher, de Direitos Humanos, quero reestruturar algumas secretarias sem aumentar a máquina pública. E a mesma coisa o orçamento. O que o pagador de imposto quer? Ele quer produzir, quer pagar o imposto dele e que a prefeitura retorne o recurso que ele paga em serviços, e nós temos feito isso. É meu compromisso para os próximos quatro anos”, concluiu o candidato.

Confira a entrevista completa com Eduardo Pimentel:

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui