Linguagem neutra e ideologia de gênero são assuntos no debate da RICtv

Educação foi um dos temas no primeiro bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Curitiba

Publicado em 28 set 2024, às 21h52. Atualizado em: 29 set 2024 às 00h15.
POST 3 DE 14

Durante o debate da RICtv | Record, neste sábado (28), os candidatos à Prefeitura de Curitiba falaram sobre a metodologia de ensino e linguagem neutra em escolas da capital paranaense.

Educação e linguagem neutra são assuntos no debate da RICtv | RECORD
Educação foi um dos temas no primeiro bloco do debate (Foto: Gabriel Rosa/AEN)

A candidata Andréa Caldas (PSOL), ao ser questionada por um jornalista do Grupo RIC sobre os temas, afirmou que a questão da linguagem é uma demanda da comunidade LGBTQIA+ e que o tema cabe em um debate de língua portuguesa. A candidata completou dizendo que se ganhar as eleições, “a gestão será inclusiva e com linguagem inclusiva”, disse.

Andrea Caldas candidata do PSOL
Andrea Caldas candidata do PSOL (Foto: Reprodução RICtv)

Ao comentar o assunto, o candidato Ney Leprevost (UNIÃO), afirmou ser contra a linguagem neutra e a ideologia de gênero nas escolas. No momento de réplica de Andréa Caldas, a candidata destacou que não existe ideologia de gênero e o que deve ser defendido é uma sociedade onde ninguém seja morto pela orientação sexual.

Ney Leprevost candidato do UNIÃO
Ney Leprevost candidato do UNIÃO (Foto: Reprodução RICtv)

Já na tréplica de Ney Leprevost, o candidato diz que defende a liberdade, o direito das pessoas de empreender e ter o próprio comércio. “As perseguições contra os mais humildes termina ano que vem”, finalizou.

Educação: vagas em creches de Curitiba

A situação das vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) foi um dos assuntos comentados no debate na área de educação. Caldas afirmou que a atual gestão, em que Eduardo Pimentel é vice-prefeito, deixou um déficit de vagas, o que teria provocado uma demora na fila de espera.

Andrea Caldas candidata do PSOL
Andrea Caldas candidata do PSOL (Foto: Divulgação RICtv)

“A Secretaria de Educação aparentemente descobriu só em fevereiro que tinha dez mil crianças na fila da creche. O que faltou? Vontade política ou competência técnica?”, questionou a candidata.

Em resposta, Pimentel primeiro afirmou que algumas ações feitas pela prefeitura contam com quase 80% de aprovação da população. Na sequência, disse que já possui recursos garantidos para a construção de 36 creches que iriam gerar 9 mil vagas.

“As minhas propostas têm responsabilidade e credibilidade. E o plano nacional de educação diz que a prefeitura tem que disponibilizar 50% das vagas nas creches. E nós disponibilizamos quase 60%”, defendeu Pimentel.

Eduardo Pimentel candidato do PSD
Eduardo Pimentel candidato do PSD (Foto: Reprodução RICtv)

Matéria em atualização.

O debate realizado pela RICtv RECORD, com início às 21h deste sábado (28), tem a participação de seis candidatos à Prefeitura de Curitiba, que debatem e apresentam propostas para a capital paranaense. Os candidatos convidados são dos partidos com mais representatividade no Congresso Nacional, com base no art. 46 da Lei n. 9.504/1997 e o art. 44 da Resolução TSE n. 23.610/2019.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui