Eleições 2022: confira o que faz um governador
As eleições gerais acontecem a cada quatro anos e valem para os Poderes Executivo e Legislativo. Um dos cargos que compõem essa estrutura é o de governador e uma das dúvidas mais frequentes é: quais são as funções exercidas pelo governador?
O governador representa o estado envolvendo as relações jurídicas, políticas e administrativas. Quem ocupa este cargo está presente na chefia da administração estadual, com suporte dos secretários de estado.
Presente no processo legislativo, supervisionado pelo senador, ele também responde pela segurança da população contando com os agentes da Polícia Civil, Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros.
O governador tem a ajuda de um vice-governador, que é eleito na mesma chapa. O vice ocupa o lugar e as funções do governador quando o mesmo não pode exercê-las. O vice pode ocupar este lugar de forma permanente caso aconteça a cassação do mandato ou impeachment do governador.
Quem pode ser um governador?
A Constituição Brasileira informa que, para se candidatar a um cargo de governador, é preciso:
- Ser alfabetizado
- Ter nacionalidade brasileira
- Estar em pleno exercício dos direitos políticos (não ter direitos políticos suspensos)
- Realizar o alistamento eleitoral
- Ter domicílio eleitoral no estado para o qual quer concorrer ao cargo (a pessoa pode ser natural de outro estado, mas deve ser candidato no estado onde vota)
- Estar filiado ao seu partido há pelo menos seis meses antes da eleição;
- Ter idade mínima de 30 anos