Eleições 2022: Ratinho Jr cresce 8 pontos percentuais em pesquisa e lidera corrida para Governo do Paraná
O candidato à reeleição Ratinho Junior (PSD) lidera a corrida para o Governo do Paraná, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (6). Conforme os dados, o candidato cresceu quase 8 pontos percentuais com relação ao último levantamento, que mostrava 48,5% das intenções de voto. Com isso, o atual governador tem grandes chances de ser reeleito já no primeiro turno das eleições de 2022. A pesquisa tem 95% de nível de confiança e 2,7 pontos percentuais de margem de erro.
Match Político: conheça os candidatos que pensam como você
- Leia mais:
Segundo o levantamento, Ratinho Junior aparece com 56,2% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando os entrevistados têm acesso a lista de candidatos. Em segundo lugar, está o ex-governador Roberto Requião (PT), com 23,8%, seguido por Ricardo Gomyde (PDT), com 2,5%. Os demais candidatos não chegaram a 1%, enquanto brancos e nulos somam 8,6% e 7,6% não sabem ou não opinaram.
Já na pesquisa espontânea, quando os eleitores não são apresentados aos candidatos, Ratinho Junior também lidera, com 31,6%. Em segundo lugar, permanece Requião, com 10,1%, seguido de Gomyde com 0,9%. Ainda, 52% não sabem ou não responderam em quem votariam se as eleições fossem hoje e 4,5% votariam branco ou nulo para o cargo de governador.
Na pesquisa dos votos válidos, quando se exclui os percentuais de votos brancos, nulos, ou de entrevistados que não sabem em quem irão votar, o candidato Ratinho Junior ficou em primeiro colocado novamente, com 67,1%. Requião teve 28,3% das intenções de voto, seguido de Gomyde com 3%, Professora Ângela (PSOL) com 0,5%, Professor Ivan (PSTU) com 0,4%, Joni Correia (DC) com 0,3%, Adriano Teixeira (PCO) com 0,3%, Solange Bueno (PMN) com 0,2% e Vivi Motta (PCB) com 0%.
Rejeição
Ao serem questionados em quem não votariam de jeito nenhum para governador do Paraná, 42,6% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Requião. O segundo candidato com mais rejeição foi Ratinho Junior com 21,5%, seguido de Vivi Motta com 4,5% e Professor Ivan com 4,3%.
Disputa ao Senado
Na mesma pesquisa, os entrevistados foram questionados sobre a preferência em relação à escolha do candidato para a única vaga disponível ao Senado Federal pelo Paraná. Neste cenário, na pesquisa estimulada, a disputa ainda está indefinida, com atual senador Álvaro Dias (Podemos) em primeiro, com 31,7%, seguido por Sérgio Moro (União Brasil), com 27,2%, e Paulo Martins (PL), 11,4%. Os demais candidatos aparecem entre 0% a 3%, brancos e nulo somam 11,1% e não sabem ou não opinaram são 9%.
Com a margem de erro de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado do levantamento na pesquisa estimulada para o Senado teria empate técnico entre os candidatos Álvaro Dias e Sérgio Moro.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi encomendada pela Band TV Paraná, ouviu 1410 eleitores do Paraná, distribuídos em 62 municípios, entre os dias 31 de agosto e 05 de setembro de 2022. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais. De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-09990/2022 para o cargo de Governador e Senador.