Os crimes que assustam os empresários, a necessidade de investimento ou as condições da saúde pública foram alguns dos temas que Manuella Niclewicz e Eduardo Scola encontraram em uma imersão por todas as regiões do Paraná.
Esse verdadeiro raio-x das demandas paranaenses foi ao ar no RN Noite e faz parte da cobertura do Grupo RIC para as eleições 2022. Além de mapear os problemas e as necessidades, a reportagem buscou histórias de pessoas que traduzem essas necessidades.
Como nem tudo é problema, a série ainda aponta os caminhos que o Paraná precisa seguir para poder crescer, se desenvolver e estar pronto para o futuro. Educação ligada à tecnologia, produção agrícola conectada, saneamento 100% são alguns dos assuntos tratados.
Confira abaixo a série de reportagens que passou pela região Oeste, Norte e Noroeste, além da capital.
OESTE – Infraestrutura paranaense
A viagem começou pelo Oeste do Paraná. Na cidade de Cascavel, a equipe encontrou histórias ligadas ao problemas de estrutura, além de pedágio e formas de escoamento da produção agrícola.
NOROESTE – Saneamento e conectividade
Maringá é a referência da região para tratar de problemas antigos e do mundo moderno, como o saneamento público e também a conectividade no campo, que pode ser determinante para o futuro do Paraná.
NORTE – Saúde e Educação
Na região norte, em Londrina, a reportagem encontrou as deficiências para a saúde e a educação pública, além dos gargalos e as formas de solução para melhorar a educação e preparar os jovens para as novas carreiras.
Leste – Estrutura e capacitação
O leste do estado passa por mudanças estruturais e pela necessidade de qualificação de sua mão de obra. Seja na capital Curitiba ou no litoral, que passa por um momento chave com a possível construção da ponte de Guaratuba, os investimentos podem chegar desde que os trabalhadores estejam preparados.