Eleições 2024: Quem não fez o cadastro de biometria pode votar? Entenda
A biometria é utilizada para garantir tanto a segurança do eleitor quanto a ordem nas seções de votação durante as eleições
A partir de 2008, a coleta de biometria passou a ser realizada para as eleições. A princípio, este cadastro gratuito busca ajudar na segurança do voto, além de evitar a formação de fila nas seções de votação.
Contudo, os eleitores que não têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não serão impedidos de votar nas Eleições Municipais de 2024. Mesmo já fazendo parte das eleições desde 2008, a biometria não é obrigatória. Para consultar se há identificação biométrica cadastrada, acesse o Autoatendimento Eleitoral.
Entretanto, caso o eleitor não apareça a uma convocação para revisão de eleitorado com o objetivo de coletar a biometria da população, poderá ter o título eleitoral cancelado. Uma das consequências do cancelamento do título é a impossibilidade de votar.
Por fim, a identificação no dia da eleição sem biometria cadastrada não impede que seja solicitada a confirmação da biometria. Isso porque, apesar de não ter feito o cadastro, é possível que seus dados tenham sido coletados por outros órgãos e compartilhados com a Justiça Eleitoral. Mesmo assim, é importante levar um documento com foto no dia da votação.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.