Eleições 2024: perguntas e respostas de tudo o que você precisa saber
O prazo para regularizar o título de eleitor no Paraná terminou no dia 8 de maio
Em outubro de 2024 os paranaense que moram nos 399 municípios do estado vão às urnas escolher os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. As eleições 2024 acontecem no dia 6 de outubro.
No Paraná, cerca de 8,6 milhões de pessoas estão aptas a votar. Em relação ao último pleito (2022) houve um aumento de aproximadamente 175 mil eleitores.
Leia também:
Passo a passo para receber certidão de quitação eleitoral
Situação do título de eleitor e local de votação
Para saber se a situação eleitoral está em dia, o cidadão pode consultar a situação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É possível fazer a consulta por nome, título ou CPF.
Além disso, também é possível verificar o local onde você irá votar no dia 6 de outubro no portal do TSE, no aplicativo e-Título ou nos assistentes virtuais no X (antigo Twitter) e no Facebook.
Perdeu o prazo para regularizar a situação eleitoral? Veja o que pode acontecer
O prazo para regularizar o título de eleitor no Paraná terminou no dia 8 de maio. Caso você não tenha feito a regularização dentro desse prazo não será possível exercer o voto em 2024.
Em ano eleitoral, o cadastro fica fechado nos 150 dias anteriores à data do pleito, segundo o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº9.504/1997).
Além de não poder votar, o eleitor também poderá ter dificuldades para emitir documentos, como passaporte e RG, realizar matrícula em universidades, receber benefícios sociais e assumir cargos públicos.
Perdi meu título, posso votar?
Não é necessário levar o título de eleitor no papel na hora da votação. Mas é obrigatório apresentar um documento oficial com foto que comprove sua identidade.
Os documentos aceitos (tanto físicos como digitais) são:
- e-Título;
- carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- certificado de reservista;
- carteira de trabalho; e
- carteira nacional de habilitação.
Quem não fez o cadastro biométrico pode votar?
A pessoa que não possui cadastro biométrico poderá votar. Basta levar um documento oficial com foto.
Mas se houver convocação para a revisão de eleitorado com o objetivo de coletar a biometria e o eleitor não comparecer, poderá ter o título cancelado. Para verificar se o título está regular e se possui biometria cadastrada é necessário consultar no site do TSE ou no aplicativo e-Título.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!