Eleições na Argentina: Massa e Milel disputam 2º turno neste domingo (19)

por Redação RIC.com.br
com informações da Reuters
Publicado em 19 nov 2023, às 10h46.

Os argentinos vão às urnas neste domingo (19) para eleger o novo presidente. O país de cerca de 45 milhões de habitantes votará no segundo turno das eleições entre Sergio Massa, atual ministro da Economia do governo peronista, e o outsider libertário Javier Milei. As pesquisas de opinião indicam uma disputa acirrada e um eleitorado profundamente dividido.

Em Buenos Aires e em outros lugares, há uma fúria contra o governo, que não conseguiu conter uma inflação até 150% que levou dois quintos da população à pobreza. Isso enfraqueceu Massa e impulsionou a ascensão abrupta de seu rival de direita.

Por outro lado, há o medo de Milei, um ex-comentarista de TV de cabelos selvagens, cujo estilo agressivo levou alguns a compará-lo ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Ele sempre aparece em comícios empunhando uma motosserra, um símbolo de seus planos para cortar os gastos do Estado.

Os dois candidatos oferecem visões muito diferentes para o futuro do país, um importante exportador de soja, milho, carne bovina e lítio, o maior devedor do Fundo Monetário Internacional (FMI) e um produtor crescente de petróleo e gás de xisto.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR.Clique aqui.