Eleito presidente da Alep, Alexandre Curi promete transparência e inovação

Como pilares da gestão, deputado Alexandre Curi garante uma melhora no ranking da transparência, ideias inovadoras e mais sustentabilidade na casa

Publicado em 13 ago 2024, às 10h47. Atualizado às 10h50.
POST 1 DE 3

O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), eleito novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (12), promete uma gestão voltada para a transparência, inovação e sustentabilidade. O político reforçou que pretende transformar a assembleia paranaense na mais transparente do país.

Alexandre Curi, de 45 anos, é eleito presidente da Alep
Alexandre Curi, de 45 anos, é eleito presidente da Alep (Foto: Guilherme Becker/ RIC.com.br)

Em 2023, um ranking elaborado pelo braço brasileiro da Transparência Internacional colocou o Paraná em oitavo lugar no ranking – considerando o Distrito Federal. Para o novo presidente da Alep, o assunto é prioridade e a gestão deve buscar o selo diamante nas próximas avaliações do Tribunal de Contas.

“Transparência é prioridade número um. O Tribunal de Contas há dois anos lançou um ranking colocando a Alep como a sétima mais transparente do Brasil. No outro dia, nós da mesa executiva já determinamos a colocação de membros da Alep para que todos os dias estudassem avanços na transparência. No mês de outubro vamos lançar um novo portal da assembleia legislativa com total transparência, com fácil acesso para a população com relação a todas as informações da Alep. O novo ranking deve ser lançado a partir e novembro, pelos tribunais de contas do Brasil, e nós estamos atrás do selo diamante de transparência. Queremos ser a assembleia mais transparente do Brasil”, declarou Curi em entrevista a rádio Jovem Pan.

Durante a primeira entrevista após a eleição da mesa diretora da Alep, Curi também classificou como prioridade assuntos referentes a inovação, sustentabilidade e contato com todas as cidades do Paraná.

“Pela Assembleia itinerante visitamos diversas cidades, queremos na minha gestão chegar a todas as cidades do Paraná. Permitindo que a população tenha contato direto com o deputado. Possa trazer sugestões e reclamações”, completou Curi.

Alexandre Curi em primeira entrevista após eleição na Alep
Alexandre Curi em primeira entrevista após eleição na Alep (Foto: Guilherme Becker/ RIC.com.br)

Alexandre Curi, o deputado do ‘consenso’

A partir de 1º de fevereiro de 2025, Alexandre Curi assume o cargo de presidente da Alep no lugar de Ademar Traiano, que estava na posição desde 2015. Antes de chegar na liderança da casa, o deputado de 45 anos foi eleito seis vezes como deputado estadual, sendo quatro vezes o deputado mais votado do Paraná.

Nas atuações na Alep, Curi é definido pelos deputados como um político do ‘consenso’. Em algumas situações com embates e desentendimentos entre deputados, como o registrado no início deste ano, Alexandre Curi atuou como mediador. 

“Em todos os momentos quando há o exagero, a gente tem que ser o mediador. Foi possível naquele momento em que a assembleia passava por uma turbulência, sentar, dialogar, porque não é o que a população espera. Os embates no plenário têm que acontecer, mas quando há exagero tem que ter alguém para coibir, para intermediar, e é o que faremos daqui para frente. Como presidente, já assumi compromissos internamente, com a população, mas não tenham dúvida que será uma gestão com muita transparência, muito diálogo. Se for possível o consenso, se não for, vamos respeitar. Sempre respeitando o processo democrático, as decisões do plenário, mas como presidente eu não vou permitir exageros dentro do poder legislativo”, destacou Curi.

Alexandre Curi esteve nos estúdios da rádio Jovem Pan, em Curitiba
Alexandre Curi esteve nos estúdios da rádio Jovem Pan, em Curitiba (Foto: Guilherme Becker/ RIC.com.br)

O deputado, o qual é o mais jovem a assumir a presidência da casa dos últimos 30 anos, pretender levar o diálogo e o respeito entre todos os representantes da assembleia.

“Eu sempre fui um político reconhecido por ser resolutivo, por ser extremamente parceiro, olho no olho, e com muita transparência. Esse diálogo que construímos ao longo dos últimos anos foi possível para que ontem (12) nós apresentássemos uma chapa única eleita por unanimidade. Eu fiz muita questão de respeitar a presença dos deputados da oposição nesta chapa, são dois deputados indicados pela oposição. Deixamos bem claro que iríamos respeitar a proporcionalidade da presença de duas mulheres na chapa. E hoje, pela primeira vez na história, temos uma mulher no cargo de primeira vice-presidente na Alep”, concluiu.

Assista à entrevista completa:

Nova mesa diretora da Alep

A votação da nova mesa diretora da Alep aconteceu nesta segunda-feira (12), em Curitiba. A chapa única, chamada “Fortalecimento e União do Poder Legislativo” recebeu 53 votos de deputados e foi eleita por unanimidade.

A deputada Flávia Francischini, do União Brasil, foi escolhida como primeira vice-presidente, o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente e o deputado Moacyr Fadel (PSD), como terceiro vice-presidente. 

Outro cargo que já tem um nome definido é a primeira secretaria, que a partir do ano que vem será comandada pelo deputado Gugu Bueno (PSD). A deputada Maria Victória (PP), mantém o controle da segunda-secretaria.

Já os deputados Requião Filho (PT), Alexandre Amaro (Republicanos), e Goura, do PDT, serão os responsáveis pela terceira, quarta e quinta secretarias, respectivamente.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui