Eleitores com deficiência chegam a quase 100 mil no PR; TRE prepara atendimento

Cerca de duas mil pessoas com deficiências já se cadastraram como voluntários nas eleições

Publicado em 31 jul 2024, às 18h34.

Neste ano, quase 100 mil pessoas com deficiência deverão comparecer às eleições, no Paraná, um aumento de aproximadamente 12%, comparado com 2022. É o maior número registrado nos últimos anos. Com base neste cenário, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), tem se preparado para receber este público nas eleições, além de realizar ações para incluí-los como voluntários no dia.

Eleitores com deficiência chegam a quase 100 mil no PR; TRE prepara atendimento
O número de pessoas com deficiência nas eleições 2024, aumentou em 12% no PR

Leia também:

Dos 94,4 mil eleitores com deficiência, 33,6 mil são pessoas com deficiência de locomoção. O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, explicou que os locais de votação são os responsáveis pela acessibilidade, já que não pertencem ao órgão. No entanto, “juízes e promotores estão trabalhando para acompanhar e fazer melhorias pontuais para o acesso de pessoas com deficiência”, disse o desembargador em entrevista ao portal RIC.

Pensando também em acessibilidade, pessoas cegas ou com baixa visão, as quais representam 13,6% do eleitorado paranaense com deficiência, contarão com a urna eletrônica tendo uma voz sintetizada que guiará os eleitores. Além disso, pessoas com deficiência intelectual poderão se cadastrar voluntariamente para atuarem como mesários, dessa forma, este público receberá um treinamento específico, segundo Sigurd.

Até o momento, mais de duas mil pessoas deste público já se cadastraram como voluntários e as inscrições vão até o final do mês de setembro. O desembargador afirmou que o objetivo das ações é incluir ainda mais essas pessoas. “A ideia é dar visibilidade e combater o capacitismo. Além de demonstrar para a sociedade que elas podem trabalhar e exercer função relevante em relação ao cenário eleitoral paranaense”, relatou.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!