Em 1º turno, deputados aprovam aumento de 9% a servidores públicos estaduais
Os deputados aprovaram nesta segunda-feira (21), em primeira discussão, o reajuste salarial para servidores de vários órgãos públicos, inclusive da própria Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Foram 50 votos favoráveis em quase todos os textos.
São cinco projetos diferentes, que prevêem a revisão salaria de servidores do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Alep. A expectativa é que a redação final seja aprovada ainda nesta semana.
“Amanhã já vai para segunda votação. Exatamente na segunda (votação) é que podem surgir emendas. Se não surgir, já aprovamos em segunda e na quarta em redação final”,
disse Ademar Traiano, presidente da Alep.
Em todos os textos se concede reajuste de 9%, de forma escalonada, até o final do ano, e o pagamento retroativo desde janeiro de 2022. A justificativa é que o percentual se refere à reposição inflacionária de maio de 2020 a abril de 2021.
Os órgão tem orçamentos vinculados à arrecadação estadual. E apesar dos projetos não enfrentarem resistência entre os deputados, a concessão dos reajustes gera indisposição ao governo. Isso por conta da comparação com o índice de aumento concedido para os servidores do executivo, que foi de 3%.
“Consideramos justo. Vamos lutar para aprovar. E vamos ao mesmo tempo protocolar um documento pedindo ao governador que faça o mesmo valor com os servidores do executivo estadual”,
disse o líder da oposição na Alep, Arilson Chiorato.