Em live, Bolsonaro pede para tomar banho frio, apagar luzes e não usar elevador
Na live transmitida na noite desta quinta-feira (23), Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a pedir que a população “apague uma luz em casa” para economizar energia. O presidente convidou também a evitar elevadores, tomar banhos frios e desligar o ar-condicionado, quando possível.
“Aqui [no Palácio da Alvorada] são três andares. Quando tem que descer, mesmo que o elevador esteja aberto na minha frente, eu desço pela escada. Se puder fazer a mesma coisa no seu prédio. Ajude a gente. Quanto menos mexer no elevador, mais economia de energia nós temos”,
disse Bolsonaro.
O presidente já havia feito um apelo parecido no final de agosto. Alguns reservatórios das usinas hidrelétricas estão com o nível em torno de 10% e mais térmicas que o normal vão continuar ligadas no período úmido.
“Tomar banho é bom, mas se puder tomar banho frio, é muito mais saudável. Ajude o Brasil. Até faço um pedido para você agora: tem uma luz acesa a mais na sua casa? Por favor, apague. Nós estamos vivendo a maior crise hidrológica dos últimos 90 anos. Se você puder apagar uma luz na sua casa, apague. Se puder desligar seu ar-condicionado, se não puder… Está com 20ºC, passa para 24ºC, gasta menos energia.
afirmou o presidente na transmissão.
O histórico ruim de chuva este ano obrigou o governo a adotar uma série de medidas e ainda criar um nova bandeira tarifária chamada “Escassez Hídrica”, para ajudar a bancar os gastos com termelétricas, o que eleva custos aos consumidores.
A bandeira tarifária foi criada para sinalizar a situação das hidrelétricas, que respondem por mais de 60% da geração de energia no país.