Marcelo Fachinello troca Câmara Municipal para ser secretário em Curitiba

Ao menos dois vereadores de Curitiba vão compor o 1º escalão da nova gestão municipal da capital

Panorama Político

por Brayan Valêncio
com informações de Rafaela Moron
Publicado em 25 nov 2024, às 14h34. Atualizado em: 26 nov 2024 às 14h29.

O atual presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Marcelo Fachinello (Podemos),vai ser próximo secretário de Governo da Prefeitura de Curitiba, na gestão Eduardo Pimentel (PSD) a partir do ano que vem.

Marcelo Fachinello é o atual presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba (Foto: Hully Paiva/SMCS)
Marcelo Fachinello é o atual presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba (Foto: Hully Paiva/SMCS)

Segundo apurações da jornalista Rafaela Moron, do Grupo RIC, um acordo foi fechado para que o vereador reeleito deixe a Câmara – e a presidência do legislativo curitibano. A mudança ocorre para que ele assuma um cargo estratégico no núcleo duro do novo prefeito.

Além de Fachinello, outra vereadora reeleita vai fazer parte da equipe de Pimentel. Amália Tortato (Novo) assume a Secretaria de Desenvolvimento Humano que será criada pela nova gestão.

Já o vice-prefeito eleito Paulo Martins (PL) será oficializado como o responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico.

Novos nomes do prefeito Eduardo Pimentel

O novo prefeito vai manter pelo menos três secretários do governo de Rafael Greca (PSD): Marilza Dias na pasta do Meio Ambiente, Ogeny Pedro Maia Neto na Urbanização de Curitiba (URBS) e Vanessa Volpi Bellegard Palacios, na Procuradoria Geral do Município (PGM).

A previsão é de que parte dos anúncios seja feita de forma oficial já nesta terça-feira (25).

Marcial e Sargento Tânia retornam

Com a ida de Fachinello e Amália para a prefeitura, a Câmara Municipal já começa a nova legislatura com uma dança das cadeiras.

Os suplentes dos partidos Podemos e Novo são, respectivamente, Sargento Tânia Guerreiro e Rodrigo Marcial. Ambos ocuparam cadeiras na última legislatura.

Tico e Serginho disputam Câmara

Com a decisão de fazer parte do novo governo, Fachinello abriu caminho para que outros dois veteranos crescessem na bolsa de apostas dos nomes cotados para assumir a presidência da casa legislativa pelos próximos dois anos.

Segundo integrantes do legislativo curitibano, a disputa estaria acontecendo nos bastidores entre Tico Kuzma (PSD) e Serginho do Posto (PSD).

Com Kuzma tendo a preferência dos reeleitos e dos novatos. Neste cenário, Serginho deve ser o líder do governo Pimentel na casa legislativa.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.