Governo estadual reconhece decreto de calamidade pública em União da Vitória
A Prefeitura de União da Vitória publicou um decreto reconhecendo o estado de calamidade pública na cidade, situação que também já foi reconhecida pelo governo estadual. Isso autoriza a cidade a convocar voluntários para atuar em ações de recuperação do desastre.
O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, tem a expectativa de que, na segunda-feira (23), o governo federal reconheça também a calamidade. Esta ação traz a possibilidade de liberar o FGTS à população, para que possam reconstruir suas casas, alagadas pela cheia do Rio Iguaçu. Também autoriza a prefeitura a pedir recursos diretamente ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para recuperar os estragos na cidade.
União da Vitória já havia entrado em situação de emergência na semana passada, devido à cheia do Rio Iguaçu. Agora, atua na mudança de status de emergência para calamidade.
Conforme o coordenador da Defesa Civil na cidade, Ricardo Sommer, o Rio Iguaçu estabilizou na sexta-feira (20) e começou a baixar lentamente neste sábado (21).
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.