Governo cria página para evitar falsas informações sobre inundações no RS
“É hora de unir-nos para salvar vidas, conter os estragos e iniciar a reconstrução”m declarou o ministro da AGU após lamentar divulgação de fake news
O Governo Federal criou uma página para reunir as ações integradas para enfrentar as consequências das inundações que atingem o Rio Grande do Sul. A atitude foi tomada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República após informações falsas serem divulgadas, que podem gerar ainda mais prejuízo para as vítimas da tragédia no Sul.
“Triste ver fakenews explorando a tragédia no Rio Grande do Sul. Em momento tão dramático, não se deve apelar para a mentira como arma política. É hora de unir-nos para salvar vidas, conter os estragos e iniciar a reconstrução. O governo do Presidente Lula prestará todo o apoio possível ao governo e ao povo gaúcho! A PNDD já acionou seu protocolo para combater as notícias falsas envolvendo a tragédia e sua exploração abominável”, escreveu o ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias.
O governo destacou que a ação integrada envolve 17 ministérios e milhares de militares, integrantes da defesa civil, técnicos, policiais e bombeiros, num esforço que já salvou quase 10 mil vidas. Além disso, o presidente Lula esteve no Rio Grande do Sul nesta semana e deve retornar neste domingo (5).
Governo repudia falsas informações
Para esclarecer as ações realizadas pelo Governo Federal foi criada uma página com todos os dados oficiais. Segundo o portal, a operação Taquari 2, conduzida pelas Forças Armadas, já envolve 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações, além de 85 equipamentos de engenharia, levando em conta Exército, Marinha, Aeronáutica e agências parceiras. O efetivo é de quase 900 pessoas, que já realizaram 9.749 resgates na região por meio de 7.007 ações terrestres, 2.340 fluviais e 402 aéreas.
“Além das dificuldades impostas pela tragédia climática, o Governo tem precisado lidar com outra ferramenta de destruição: as falsas informações, que causam prejuízo e consequências inclusive para quem está nas áreas de risco. Desde que as fortes chuvas começaram a causar destruição no Rio Grande do Sul, passaram a circular nas redes dados inverídicos sobre ações e investimentos e notícias que insinuam uma suposta ausência do Governo Federal no estado”, informou o governo.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui