Greca concede máxima honraria municipal a três de seus secretários
O prefeito de Curitiba Rafael Greca (DEM) concedeu a comenda Ordem da Luz dos Pinhais para 26 pessoas, em cerimônia realizada no Memorial de Curitiba, na noite desta terça-feira (21). A máxima honraria municipal foi criada em 2018 e todo ano é entregue a personalidades que atuam pelo desenvolvimento da capital e trabalha pela promoção do bem comum.
Entre os agraciados (veja lista completa abaixo) está a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, que “liderou todo o enfrentamento do município à crise sanitária da Covid-19, capitaneando as ações da Prefeitura e articulando medidas e orientações com outros municípios, instituições particulares, e com os governos federal e estadual”, explica a prefeitura em nota.
O secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, também recebeu o reconhecimento por ter implementado o Plano de Recuperação de Curitiba, em 2017, e ter criado um fundo anticrise para ser usado em situações de emergência, como o combate à pandemia da Covid-19.
“O trabalho de Puppi fez de Curitiba um exemplo nacional de responsabilidade fiscal e capacidade de investimento seguro por parte da administração municipal”
diz a prefeitura em nota.
O secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando de Souza Jamur, também foi agraciado com a comenda por ter coordenado “o processo de revisão e atualização da nova Lei de Zoneamento, Uso do e Ocupação Solo e dos Planos Setoriais e Regionais que compõem o Plano Diretor”.
A lista engloba também servidores municipais, juízes, médicos e empresários, entre outros profissionais. A relação dos homenageados deste ano foi fortemente marcada pela atuação durante a pandemia.
Entre os agraciados estão o médico infectologista e presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns da Cunha, o médico intensivista Juliano Gasparetto, e o cirurgião Marco Aurélio de George.
Greca concedeu a honraria também aos ministros do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, Luiz Fux e Luís Barroso, além do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto. Foram contemplados com o reconhecimento também o comandante da Polícia Militar do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, e o bispo emérito de Taubaté (SP), Dom Carmo João Rhoden.
A medalha é inspirada na obra “Homem à Altura dos Pinheiros”, de João Turin, um dos mais importantes artistas do Paraná e a imagem remete ao homem vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo da Vinci.
Os homenageados de 2021:
Carlos Beal – Empresário
Clóvis Arns da Cunha – Médico Infectologista
Dom Carmo João Rhoden – Bispo
Gilberto Giacoia – Procurador-Geral de Justiça
Hudson Leôncio Teixeira – Comandante da PM do Paraná
Ivan Lélis Bonilha – Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado
José Laurindo de Souza Netto – Desembargador do TJ/PR
Juliano Gasparetto – Médico Intensivista
Jussara Policeno de Oliveira Carvalho – Servidora Municipal
Luiz Edson Fachin – Ministro do STF
Luiz Fernando de Souza Jamur – Secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc
Luiz Fux – Ministro do STF
Luiz Osório Moraes Panza – Vice-Presidente do TJ/PR
Luís Roberto Barroso – Ministro do STF
Mara Campos – Regente
Márcia Cecilia Huçulak – Secretária Municipal da Saúde
Marco Aurélio de George – Médico Cirurgião
Mônica Guimarães Santanna – Jornalista
Nelson Tanure – Empresário
Paschoal Piragine Júnior – Pastor
Renato Freire Casarotti – Executivo
Ricardo Almeida Ribeiro da Silva – Procurador
Teresa Arruda Alvim – Advogada e Professora
Vanessa Volpi Bellegard Palacios – Procuradora-Geral do Município
Vitor Acir Puppi Stanislawczuk – Secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento
Wagner Mesquita de Oliveira – Policial Federal e Diretor-Geral do Detran/PR