Grupo RIC completa 35 anos e recebe homenagem dos vereadores de Curitiba
O Grupo RIC está completando 35 anos. E parte desta festa será comemorada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na manhã desta terça-feira (6). Por proposição do vereador Osias Moraes (Republicanos), o grupo de mídia multiplataforma receberá dos vereadores votos de congratulações e aplausos por seu 35º aniversário.
Leia também:
- Grupo Ric consolida investimentos de R$ 5 milhões no Noroeste do Paraná com festa de inauguração da nova sede em Maringá
- Grupo Ric festeja expansão no Oeste do Paraná com nova sede em Cascavel
Leonardo Petrelli, presidente e co-fundador do grupo, fala sobre o sucesso alcançado até aqui e sobre os planos futuros:
“Nosso desafio é nos transformarmos em uma empresa de dados, sendo cada vez mais relevantes para o nosso público, por meio de todas as plataformas disponíveis. TV não é mais só TV, rádio também é TV, revista também está no rádio. Hoje não falamos mais com um público estático, mas com os IPs de cada pessoa interessada no Paraná, esteja ela aqui ou em qualquer lugar do mundo”, disse Petrelli.
O vereador Osias Moraes também falou que é uma honra poder homenagear o Grupo RIC pelos seus 35 anos, que ajudou a escrever a história de Curitiba e do Paraná.
“Eles merecem o nosso reconhecimento. É importante ressaltar o constante crescimento do grupo que não trabalha apenas na rádio e TV, mas também tem braço forte na internet e na área de tecnologia e inovação, cooperando com o crescimento e reconhecimento de Curitiba como uma cidade inteligente. Queremos parabenizar desde os fundadores até o corpo de funcionários do grupo, que fazem tudo funcionar no dia a dia”, reforçou o vereador.
O Grupo RIC
Fundada em 1980 por Mário Petrelli e seu filho, Leonardo Petrelli, o Grupo RIC é um dos maiores grupos de comunicação do Estado do Paraná, atuando com seus produtos multiplataforma.
O Grupo é formado por quatro emissoras de TV afiliadas à Rede Record: RICtv, RICtv Maringá, RICtv Londrina e RICtv Oeste. Também possui as rádios Jovem Pan Curitiba, Jovem Pan Ponta Grossa e Jovem Pan Cascavel, rádios Jovem Pan News Curitiba, Jovem Pan News Londrina e a Folha FM Londrina, além do portal RIC Mais; revista TOPVIEW; a Spark, a plataforma de influenciadores digitais do Grupo; e o Instituto RIC de Atitude Social.
Há ainda investimentos em novas unidades de negócios, como o RIC Lab e a Quintal Venture, dois braços de inovação da empresa. A nova marca do Grupo RIC, lançada em maio, veio com o mote “Vem que o futuro chama você”. Maior afiliado da Record e da Jovem Pan, o grupo fala com 6 milhões de telespectadores de TV, 4 milhões no rádio, 5 milhões no portal RIC Mais e tem 3 milhões de inscritos nos canais do Youtube.
Plano de expansão
Nos últimos três anos, o Grupo RIC só cresceu. Tanto que, em 2021, apresentou seu melhor resultado financeiro e de audiência. Com um crescimento de 25% nas receitas, fechou o ano com faturamento de R$ 140 milhões e um EBITDA de 32%, com lucro interno de 22%.
Nos meses seguintes vieram a compra de novas rádios e a construção de duas novas sedes, maiores em mais modernas, em Maringá e Cascavel. E o crescimento não foi só físico. A audiência também decolou e as quatro emissoras do Grupo alcançaram a vice-liderança em 2022.
Entre as novidades, houve também o lançamento do Ric Podcasts e a reestruturação de duas marcas, como o RIC Rural Hub e a Spark. São 600 colaboradores envolvidos num plano de crescimento e expansão iniciado há cinco anos. E mesmo com os tempos difíceis que passaram, o Grupo RIC não demiriu funcionários. Pelo contrário, reforçou suas equipes com novas competências e aquisições para evoluir na cobertura jornalística.