Grupo RIC confirma debate para a Prefeitura de Curitiba no dia 28 de setembro
O debate terá duração de uma hora e cinquenta minutos e contará com a participação de seis prefeituráveis
O Grupo RIC definiu as regras e recebeu confirmação das campanhas para realização de debate entre os candidatos à Prefeitura de Curitiba no dia 28 de setembro. A transmissão será ao vivo, a partir das 20h40, pela RICtv RECORD (7.1), em cadeia com a Rádio Jovem Pan News Curitiba (107.1), com o canal da RICtv no YouTube e com o portal RIC.com.br.
Foram convidados para o debate os candidatos que concorrem por partidos ou coligações com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, conforme definido pela Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).
Após reunião com representantes dos candidatos a prefeito de Curitiba nesta quinta-feira (12), os seis aptos confirmaram presença. São eles: Andrea Caldas (Federação PSOL-REDE), Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (Solidariedade), Maria Victoria (Progressistas) e Ney Leprevost (União Brasil)
Para o diretor de Produto, Conteúdo e Convergência do Grupo RIC, Carlos Aros, promover o debate é importante para que se possa mostrar à população quem são, de fato, os candidatos que desejam gerir a capital e suas propostas. “O Grupo RIC tem esse compromisso com a democracia e está promovendo o debate para consagrar toda essa jornada que a gente iniciou há alguns meses com a cobertura eleitoral”, diz o diretor.
Regras gerais do debate
O debate será dividido em três blocos. O confronto será mediado pela jornalista Manuella Niclewicz.
Primeiro bloco
O primeiro bloco terá uma rodada de perguntas que serão formuladas por jornalistas do Grupo RIC e, após as respostas, um segundo candidato deve comentar o tema. Haverá direito de réplica e tréplica. A ordem de quem vai responder será definida por sorteio realizado uma hora e meia antes do debate com a presença de representantes dos partidos.
O jornalista que faz a pergunta escolhe quem é o candidato que vai comentar a resposta. Sendo que cada candidato poderá comentar a resposta apenas uma vez durante o bloco. Assim, cada candidato é perguntado e comenta uma vez dentro deste bloco.
Os jornalistas que realizarão as perguntas são: Eduardo Scola; Beatriz Frehner; Marc Sousa; Camila Andrade; Ana Vaz e Erick Mota.
Segundo bloco
No segundo bloco, os candidatos terão uma rodada de confronto direto, e farão perguntas entre si. O primeiro candidato a perguntar será definido em sorteio realizado uma hora e meia antes do debate com representantes dos candidatos na sede do Grupo RIC.
O candidato que faz a pergunta é quem escolhe o candidato que deve responder. Aquele que respondeu será o próximo a perguntar, não podendo repetir nenhum candidato. Assim, obrigatoriamente, o primeiro a perguntar deverá ser o último a responder. Neste bloco, cada candidato vai perguntar e responder uma vez.
Os temas serão de livre escolha do candidato que fizer a pergunta. Há direito de réplica e tréplica.
Terceiro bloco
No último bloco, haverá mais uma rodada de perguntas formuladas por jornalistas do Grupo RIC, assim como aconteceu no primeiro bloco. A ordem de quem vai responder será definida por sorteio realizado uma hora antes do debate com a presença de representantes dos partidos.
Os jornalistas que realizarão as perguntas são: Marc Sousa; Camila Andrade; Eduardo Scola; Rafaela Moron; Ana Vaz e Beatriz Frehner.
Direito de resposta
O candidato que considerar ter sofrido ofensa por afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica durante o debate, poderá solicitar ao mediador o direito de resposta. Apenas o próprio candidato é quem pode fazer esta solicitação.
A mediadora vai avisar, ao vivo, à coordenação do debate, bem como a audiência sobre a solicitação. Uma comissão formada pela direção de jornalismo e por membros do departamento jurídico do Grupo RIC definirá se cabe ou não direito de resposta.
Caso o direito seja concedido, a resposta, de 45 segundos, ocorre no início do bloco seguinte, exceto no último bloco, quando deve acontecer, preferencialmente antes das considerações finais.
Posicionamento no cenário
A ordem, já definida em sorteio, dos lugares de cada candidato será, da esquerda para a direita, na visão de quem olha para a tela da televisão:
- Luciano Ducci (PSB);
- Luizão Goulart (Solidariedade);
- Ney Leprevost (União Brasil);
- Andrea Caldas (Federação PSOL-REDE);
- Eduardo Pimentel (PSD); e
- Maria Victoria (Progressistas).
Considerações finais
Ao final dos três blocos de questionamentos e confrontos, os candidatos terão direito a considerações finais no tempo de um minuto e meio.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui