Herivelto Oliveira assume prefeitura e se torna segundo negro a comandar Curitiba
Vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) ficará a frente da Prefeitura de Curitiba até dia 8 de junho, enquanto Greca e Pimentel cumprem agenda fora da capital
O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) assume a Prefeitura de Curitiba interinamente nesta sexta-feira (31), enquanto Rafael Greca e Eduardo Pimentel cumprem agenda fora da capital. Esta será a segunda vez na história que um homem negro ocupará o posto de prefeito de Curitiba.
“Eu gostaria de agradecer as pessoas que me enviaram mensagens e dizer que serão oito dias de aprendizado“, disse o vereador Herivelto, em sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta semana. Devido a viagem de Greca e Pimentel, Herivelto comandará a capital até o dia 8 de junho.
“O prefeito vai viajar e, na linha sucessória, eu sou o primeiro que não vai disputar a próxima eleição, então eu posso assumir a Prefeitura“, explicou o vereador.
Herivelto Oliveira revela orgulho em assumir a prefeitura
Em discurso na CMC, Herivelto relembrou da trajetória do pai, que foi funcionário da Câmara durante 37 anos.
“Mas esse período que eu vou ficar na Prefeitura me fez lembrar que o meu pai foi um funcionário da Prefeitura de Curitiba. Ele era chamado de ‘Barnabé’, porque era um funcionário da base, que ganhava salário mínimo, trabalhou durante 37 anos na Prefeitura“, relatou Oliveira. “Então, pra mim, é uma honra hoje chegar ao posto mais alto do funcionalismo municipal“, declarou.
Leia também:
- Donald Trump é condenado em julgamento de suborno de atriz pornô
- Morre pai do ministro do STF Alexandre de Moraes
- Marialva exonera 12 servidores comissionados irregulares
Conforme os registros históricos disponíveis, Herivelto Oliveira será o segundo prefeito negro a comandar Curitiba. Antes dele, somente o médico Antenor Pamphilo dos Santos, brevemente, no dia 16 de julho de 1948, tinha ocupado o maior cargo público da capital do Paraná. Doutor Antenor, como era conhecido, fez parte da histórica legislatura que reabriu a Câmara de Curitiba após o Estado Novo, tornando-se o primeiro vereador negro que se tem registro na cidade.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui