Janela partidária para as eleições 2024 abre na quinta (7) e vai até 5 de abril
A abertura da janela partidária, na qual vereadores podem mudar de legenda sem perder o mandato, inicia na quinta-feira (7) e vai até 5 de abril.
Em 2018 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que somente os eleitos em fim de mandato vigente poderão fazer a migração de partido. Dessa forma, a regra abrange este ano vereadores e vereadoras eleitos em 2020 e que vão se candidatar em outubro. Os deputados eleitos em 2022 só vão usufruir da medida em 2026.
Já os candidatos eleitos pelo sistema majoritário, ou seja, prefeitos, governadores, senadores e presidentes não precisam de janela partidária. Elespodem trocar de partido a qualquer tempo, sem perder o mandato. É que nesse caso o mandato é da pessoa eleita, não do partido.
As eleições de 2024 vão eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro turno será no dia 6 de outubro. Já o segundo turno, onde for necessário, para a escolha de prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores, vai ocorrer no dia 27 de outubro.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.