Jornal da Manhã: prefeitos das maiores cidades do Paraná terão amplo apoio nas câmaras

Tendência é que os eleitos tenham facilidade para aprovar projetos de seus governos

Publicado em 4 nov 2024, às 07h02. Atualizado às 07h14.

O Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, desta segunda-feira (4) mostra que os prefeitos eleitos nas sete maiores cidades do estado terão ampla maioria nos legislativos municipais. Dessa forma, eles têm mais chances de aprovar os projetos que considerarem mais importantes para sua gestões.

Em Curitiba, de 38 cadeiras, 21 serão ocupadas por partidos que pertenceram à coligação liderada por Eduardo Pimentel (PSD). Número que deve subir para 24 devido à proximidade com o grupo do futuro prefeito com o Progressistas, que terá três vereadores.

Já o bloco de oposição ainda não foi formalizado. Porém, deve contar com apenas sete cadeiras na câmara. E outros sete parlamentares tendem a ser independentes.

Eduardo Pimentel (PSD) concede entrevista a rádio Jovem Pan
Eduardo Pimentel (PSD) conta com amplo apoio na Câmara de Vereadores (Foto: Jamile Pinheiro/ RIC.com.br)

Situação parecida com a de Londrina, onde Tiago Amaral (PSD), também terá a maioria no legislativo. Na câmara da segunda maior cidade do estado, foram eleitos dois vereadores do partido do prefeito, além de seis do PL e um do Avante, siglas que fizeram parte da coligação. E como os três parlamentares do Republicanos podem compor a base, o prefeito poderá contar com o apoio de 12 dos 19 vereadores.

O panorama favorável aos prefeitos eleitos se repete nas outras cinco maiores cidades paranaenses. Em Maringá, Sílvio Barros (PP), vai contar com pelo menos 11 dos 23 vereadores compondo a sua base. Mas o número pode chegar a 13.

Em Ponta Grossa, a prefeita reeleita Elizabeth Schmidt (União) deverá contar com 13 das 19 cadeiras da casa como sua base. Já em Cascavel, Renato Silva (PL) terá mais da metade da câmara em sua base, com o apoio de ao menos 12 dos 21 parlamentares.

Em São José dos Pinhais, Nina Singer (PSD) conta com 11 das 21 cadeiras em sua base. E em Foz do Iguaçu, o prefeito eleito General Silva e Luna (PL) terá o apoio de ao menos 8 dos 15 vereadores eleitos.

Confira todos os destaques ao vivo pelo Youtube ou pela rádio Jovem Pan FM. O Jornal da Manhã é exibido de segunda a sexta-feira às 7h.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui