Justiça cassa mandatos de sete vereadores em duas cidades do noroeste do PR
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) cassou o mandato de sete vereadores eleitos em 2020 nas cidades de Maria Helena e Paranavaí, ambas no noroeste do estado. Nos dois casos, a cassação ocorreu porque a Justiça Eleitoral viu fraudes no preenchimento da cota de gênero.
Em Maria Helena, os partidos PSD e PL teriam fraudado a cota de gênero. Com isso, os vereadores que devem perder os mandatos são Dejair Aparecido Evangelista, Lucia Marcolino e Maurício José Franco, do PSD, além de Raul José Patussi e Manoel Pereira de Medeiros, do PL. Manoel foi eleito ainda presidente da Câmara no início deste ano.
No caso de Paranavaí, a fraude teria acontecido no partido PSB. Com isso, devem perder o mandato os vereadores eleitos Valmir Trossini e Luiz Aparecido da Silva.
De acordo com as sentenças, os partidos em questão teriam permitido que mulheres se candidatassem apenas para cumprir a cota feminina prevista na lei eleitoral, que é de 30% do total de candidatos da chapa. Segundo o TRE, mulheres nas legendas não teriam sequer feito campanha. A decisão cabe recurso.
A Justiça já havia cassado cinco vereadores de Paranapoema, também noroeste do Estado, em agosto. Os vereadores, do PT, foram prejudicados porque o partido também foi condenado por fraude à cota de gênero.