Lula faz pronunciamento com balanço da gestão: “Brasil voltou ao mundo”

Presidente declarou que primeiros 18 meses de governo garantiram crescimento econômico, controle da inflação e retomada dos programas sociais

por Guilherme Becker
com informações da Agência Brasil
Publicado em 29 jul 2024, às 07h22. Atualizado às 07h23.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou na noite deste domingo (28) um pronunciamento em rede nacional sobre os primeiros 18 meses de gestão. O presidente destacou que o mundo “voltou a acreditar no Brasil”, como resultado de uma diplomacia “ativa e altiva” do governo brasileiro. 

Pronunciamento de Lula apresentou resultados de um ano e seis meses de gestão
Pronunciamento de Lula apresentou resultados de um ano e seis meses de gestão (Foto: Reprodução/ Canal GOV)

“O Brasil recuperou seu protagonismo no cenário mundial. Participamos de todos os principais fóruns internacionais. O Brasil voltou ao mundo, e o mundo agora vai passar pelo Brasil”, disse Lula citando a Cúpula de Líderes do G20, que será realizada em novembro, no Rio de Janeiro. 

Entre os destaques da sua atual gestão, o presidente citou ainda o crescimento econômico, controle da inflação, a retomada de programas sociais e de investimentos, geração de empregos com carteira assinada, o resgate de políticas de proteção de minorias sociais, a priorização da proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento de políticas com foco na transição energética, para o combate às mudanças climáticas.

“O Brasil se reencontrou com a civilização”, afirmou. Segundo o presidente, tudo está sendo feito sem abrir mão da responsabilidade fiscal.

Leia também:

“Queremos um Brasil que cresça para todas as famílias brasileiras. Não abrirei mão da responsabilidade fiscal. Entre as muitas lições de vida que recebi de minha mãe, dona Lindu, aprendi a não gastar mais do que ganho. É essa responsabilidade que está nos permitindo ajudar a população do Rio Grande do Sul com recursos federais”, disse, citando o estado que sofreu a maior tragédia ambiental da sua história nos meses de maio e junho deste ano, com enchentes e alagamentos.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui