Lula faz reunião com ministros após divergências públicas
A decisão do presidente Lula sobre o encontro ministerial foi tomada na noite de terça-feira (03), durante uma reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Veja também:
- Presidente da Petrobras vai apresentar indicados para cargos a Lula
- Presidente do PL defende legado de Bolsonaro e promete “oposição certeira” ao governo Lula
“A reunião é para um alinhamento das ações de governo e alinhamento de procedimentos, garantindo uma ação coordenada e articulada da gestão, garantindo governança transversal. Garantindo método, diretrizes e que haja transversalidade do governo”, disse Costa a jornalistas, antes da cerimônia de posse de Marina Silva no comando do Ministério do Meio Ambiente.
O encontro ministerial já estava previsto na semana passada, Lula havia dito que pretendia fazer uma reunião ministerial logo depois da posse, mas deverá servir para o presidente aparar arestas após recentes divergências públicas entre ministros.
Logo no primeiro dia de governo, Lula renovou isenção tributária sobre combustíveis apesar de o ministro da Fazenda, Fernando Haddad haver pedido ao governo anterior para não renovar a medida que se encerraria no fim do ano passado.
Já nesta quarta-feira os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negaram que o governo esteja estudando rever a reforma previdenciária aprovada em 2019, depois que o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, criticou na véspera o que chamou de “antirreforma”, sinalizando que poderia discutir mudanças.