Lula lidera com 12% de vantagem sobre Bolsonaro, diz pesquisa Ipec
Uma pesquisa do Instituto Ipec revelou, nesta segunda-feira (29) que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de votos dos brasileiros. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) conta com 32% da preferência do eleitorado.
- Leia também: Bolsonaro é o mais citado nas redes, Lula lidera menções positivas e Tebet ultrapassa Ciro no Twitter
Estes índices de pesquisa estimulada (quando são mostrados ao eleitor o nome de todos os candidatos) são exatamente iguais aos mostrados no dia 15 de agosto por outro levantamento do Ipec, o que demonstra certa estabilidade na disputa, mesmo depois de duas grandes sabatinas de candidatos à presidência, uma no Jornal Nacional, da TV Globo, na semana passada, e o debate na TV Band, na noite de domingo (28).
Na sequência da preferência do eleitorado vem Ciro Gomes (PDT), com 7%dos votos; Simone Tebet (MDB), com 3%; e Felipe D´Avila (Novo), com 1%. Assim, Tebet está tecnicamente empatada com Ciro e Felipe. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima e para baixo.
- Veja ainda: Ricardo Gomyde (PDT) é o segundo convidado da série de sabatinas com candidatos ao governo do PR
Os outros candidatos, Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) não chegaram a pontuar 1% na pesquisa. Bancos e nulos chegaram a 7% e não sabiam/não responderam chegou a 6%.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que não são mostrados aos eleitores os nomes dos candidatos, os números de Lula e Bolsonaro estão próximos da estimulada. Lula tem 40% e Bolsonaro arrebanha 31% dos votos.
Ciro Gomes alcançou 4% das intenções e Simone Tebet 2%. Já os candidatos Eymael (DC), Felipe D´Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronick (União) e Vera (PSTU) não atingiram 1% das intenções de votos.
Os votos brancos e nulos chegaram a 9%. Não souberam, não responderam estão em 14% dos eleitores.
A pesquisa, encomendada pela TV Globo, ouviu 2 mil pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01979/2022.