Lula lidera com 44%, seguido de Bolsonaro, com 36%, diz Ipespe/Abrapel

Publicado em 10 set 2022, às 12h16. Atualizado às 14h43.

O instituto Ipespe divulgou neste sábado (10) uma nova pesquisa em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (Abrapel) sobre as intenções de votos à Presidente da República. Segundo o levantamento, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra 44%, contra 36% do atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 9 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Na pesquisa anterior divulgada no último sábado (3), Lula aparecia com 44% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro apresentava 35% da preferência do eleitorado. O presidente oscilou positivamente, portanto, em 1 ponto percentual desde a última pesquisa.

O levantamento da Ipespe mostra o candidato Ciro Gomes (PDT) em terceiro lugar com 8% das intenções dos votos, seguido por Simone Tebet (MDB), com 5%. Ambos permanecem no mesmo patamar apurado na pesquisa anterior. Tebet, por sua vez, empata dentro da margem de erro com os candidatos Felipe D’Avila (Novo) com 1%, e Soraya Thronicke (União Brasil), que também pontua com 1%.

O número de entrevistados que pretendem votar em branco, nulo, ou simplesmente em nenhum candidato, corresponde a 3%. Outros 2% não souberam ou não quiseram responder o levantamento.

Segundo turno

A nova pesquisa simulou também o cenário de um eventual segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro. Segundo o levantamento, o ex-presidente venceria a disputa com 52%, contra 39% de Bolsonaro.

Ao todo, foram entrevistados 1.100 eleitores pela Ipespe e pela Abrapel. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o registro BR-07606/2022.

Mostrar próximo post
Carregando